1943 - II Guerra Mundial. Tropas norte-americanas obtêm a primeira vitória sobre os japoneses, conquistando Attu, nas Ilhas Aleutas.

1945 - É aprovado o Plano Rodoviário Nacional que prevê a extensão da rede de estradas dos 17.000 Km para os 59.000 Km.

1949 - O Estado de Israel é admitido nas Nações Unidas.

- Sião muda o nome para Tailândia.

1960 - Adolf Eichmann, oficial nazi responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio, é capturado na Argentina pelos serviços secretos israelitas.

1962 - A polícia de choque cerca e prende cerca de 1500 estudantes, alguns dos quais em greve de fome, reunidos na cantina da Cidade Universitária em Lisboa.

1977 - Morre o advogado e escritor Mário de Castro, membro do grupo dinamizador do movimento Seara Nova.

1981 -- Morre, em Miami, aos 36 anos, o músico Bob Marley.

1982 -- Dia de greve geral convocada pela CGTP, em resposta à violência policial ocorrida no 1.º de Maio.

1983 - Primeira reunião conjunta de delegações do PS e do PSD, para a constituição do Governo de coligação Bloco Central.

1984 -- A primeira Lei de despenalização do aborto é publicada no Diário da República.

- Libertação de Ian Davidson Kitson, ativista branco anti-apartheid há mais tempo preso na África do Sul.

1991 - É publicada a Lei do Multipartidarismo, em Angola.

1992 - Após 18 anos de prisão, por alegado envolvimento num atentado do Exército Republicano Irlandês, Judith Ward, 43 anos, é considerada inocente e indemnizada com cerca de 270 mil euros.

1995 - Morre o pintor Neves e Sousa, aos 74 anos.

1999 - Fernanda Botelho, 72 anos, vence o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

- Abre a Casa do Artista, na Estrada da Pontinha, em Lisboa. É Raul Solnado que traz a ideia do Brasil, em 1965.

2001 -- Criação da Wikipédia em língua portuguesa.

2003 - Os lituanos dizem "sim" à adesão à União Europeia, em referendo, com 89,92% dos votos.

2004 -- A Comissão Europeia retira Portugal da lista de países sujeitos a procedimento por défices excessivos.

2006 - A Assembleia da República aprova a Lei de Base da Proteção Civil.

- O secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan nomeia o ex-presidente português Jorge Sampaio primeiro enviado especial da ONU para o combate à tuberculose.

- A Procuradoria Anti-corrupção de Espanha acusa a Afinsa e cinco dos quadros dirigentes de burla, falsificação de documentos, delitos contra a Fazenda Pública, insolvência punível e administração desleal.

2007 - É apresentado pelo governo o projeto "Citius -- Magistrados Judiciais", que permite aos juízes elaborar sentenças, despachos e decisões judiciais, por via eletrónica.

- O Papa Bento XVI canoniza o beato António de Sant´Anna Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.

- Polónia, Ucrânia, Lituânia, Geórgia e Azerbaijão assinam acordo de cooperação energética, com vista a reduzir a dependência da Rússia.

- A produção portuguesa "Encontros", do cineasta Pierre-Marie Goulet, obtém o Prémio de Honra do Júri da 4.ª edição do Documenta Madrid, um dos mais importantes festivais de cinema documental da capital espanhola.

2008 - O jogador do Benfica Rui Costa despede-se dos relvados e põe fim a uma carreira de 18 anos, que teve o seu ponto alto na conquista da Liga dos Campeões de Futebol, em 2003, ao serviço do AC Milan.

2010 -- O Papa Bento XVI chega a Portugal para uma visita de quatro dias.

- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, inaugura o Centro Pompidou de Metz, no Leste de França, com 780 obras do séc. XX.

2012 - A China Three Gorges concluiu a operação de compra de 21,35 por cento da EDP, pagando ao Estado a última tranche de 2,1 mil milhões de euros e tornando-se formalmente acionista da empresa portuguesa.

- A Assembleia da República aprova as alterações ao Código do Trabalho, com votos contra de nove deputados socialistas, do deputado do CDS José Ribeiro e Castro, do PCP, BE e PEV, a abstenção do PS e os votos favoráveis do PSD e CDS.

- Morre, aos 41 anos, o pianista e compositor Bernardo Sassetti.

2017 - O Conselho de Ministros (XXI Governo Constitucional liderado por António Costa) aprova o regime especial de acesso a dados de base e a dados de tráfego de comunicações eletrónicas pelo Sistema de Informações da República Portuguesa, sujeito a acompanhamento do Ministério Público e controlo judicial.

- O Tribunal de Justiça da UE determina que as companhias aéreas que operem na UE devem indemnizar os passageiros por cancelamentos de voos se não demonstrarem que os informaram ao menos duas semanas antes da data prevista de partida.

================.

Este é o centésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 234 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Se o louco persistisse na sua loucura, tornar-se-ia homem de juízo". William Blake (1757-1827), poeta inglês.

Lusa/Fim.