1099 -- Conquista de Jerusalém, na primeira Cruzada.
1606 -- Nasce o pintor e gravador holandês Rembrandt, ou Harmenszoon van Rijn, autor de "Tobias", "O Samaritano", "Roda Noturna".
1662 -- A Coroa britânica promulga o decreto de criação da Royal Society de Londres, "para a promoção do conhecimento natural", presidida por Lord Brouncker.
1759 - Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, recebe o título de Conde de Oeiras.1789 -- Revolução Francesa. À Tomada da Bastilha sucede o levantamento dos camponeses. Nas cidades, formam-se milícias revolucionárias de cidadãos.
1834 -- Extinção da Inquisição em Espanha.
1864 -- Alfred Nobel regista a patente da dinamite.
1868 - Morre William Thomas Morton, que descobriu a anestesia. Tinha 49 anos.
1885 -- Morre, com 48 anos, a poetisa galega Rosalía de Castro.
1892 -- Nasce o filósofo alemão Walter Benjamin, autor de "Rua de Sentido Único" e "The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility".
1904 -- Morre o novelista e dramaturgo russo Anton Tchekov, renovador do teatro moderno e do conto, autor de "O Tio Vânia", "O Cerejal". Tinha 44 anos.
1912 - O atleta português Francisco Lázaro morre, vítima de insolação, durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Tinha 24 anos.
1916 -- Fundação da Boeing Company, nos EUA, para a construção de aeronaves.
1918 -- Grande Guerra de 1914-18. Segunda Batalha do Marne. Derrota das forças alemãs na tomada de Paris.
1919 -- Nasce a escritora irlandesa Iris Murdoch, autora de "O Sino".
1939 -- Nasce Aníbal Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro, antigo Pesidente da República Portuguesa.
1945 -- II Guerra Mundial. A Itália declara guerra ao Japão.1965 - A nave espacial norte-americana Mariner IV envia as primeiras fotografias do planeta Marte.1968 -- Início da primeira ligação aérea comercial regular entre os EUA e URSS.
1973 -- Marcello Caetano inicia visita de três dias a Londres. Manifestações constantes condenam o massacre de Wiriamu, em Moçambique, revelado pelo Times.
1975 -- É publicada a Lei 7/75 que reconhece o direito do povo de Timor-Leste à independência.
- Primeira missão espacial conjunta das naves Apollo, norte-americana, e Soyuz, soviética.
1983: A explosão de uma bomba perto dos balcões de 'check-in' da companhia turca Turkish Airlines, no aeroporto de Orly (Paris) faz oito mortos e 54 feridos. Em março de 1985, três arménios são condenados por este atentado, a prisão perpétua, a 15 e a dez anos de cadeia, respetivamente.
1987 -- O líder da URSS Mikhail Gorbatchov condena o estalinismo.1992 - Os escritores portugueses Natália Correia e David Mourão-Ferreira recebem a medalha de honra da Associação Internacional de Artes e Letras de França.
- Eleição de Bill Clinton para candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA.1994 - O Conselho da União Europeia escolhe Jacques Santer, 57 anos, primeiro-ministro do Luxemburgo, para a Presidência da Comissão.1995 - O escritor português Mário de Carvalho conquista o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com "Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde".1997 - O estilista italiano Ganni Versace é assassinado em Miami, EUA. Tinha 51 anos.
1999 -- A Linha do Cidadão Idoso inicia o atendimento público.
- Novo bloqueio do processo de paz para a Irlanda do Norte com a impossibilidade de constituição de um governo autónomo.
2000 - Constituição de um governo misto da UNTAET (Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste) e líderes timorenses.
2001 -- Começa a primeira fase do resgate do submarino nuclear russo Kursk, afundado no mar de Barents em agosto de 2000.2002 -- Termina a recolha dos escombros do World Trade Center, em Nova Iorque, dez meses após os atentados de 11 de setembro de 2001.
- Marrocos declara a soberania sobre a ilha espanhola de Perejil.
2003 - O Tribunal Constitucional "chumba" o diploma que regula as reformas antecipadas na Função Pública.
- Morre, aos 50 anos, o escritor chileno Roberto Bolaño, autor de "Estrella Distante" e "Monsieur Pain".
2004 -- O Presidente da República, Jorge Sampaio, veta a Lei de Bases do Sistema Educativo.
2005 - A Unesco aprova a inclusão das zonas históricas de Macau na lista do Património Mundial da Humanidade e a obra do arquiteto catalão Antoní Gaudí.
2006 - A Rússia acolhe, pela primeira vez, a cimeira anual do G8.
- É introduzida publicamente a rede social Twitter, criada pelo norte-americano Jack Dorsey.
2007 - Entra em vigor a nova Lei do aborto.
- António Costa, do PS, é eleito presidente da Câmara de Lisboa com 29,54 por cento dos votos.
- Shimon Peres presta juramento como presidente de Israel.
- Dezenas de militantes das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, afetas à Fatah do presidente palestiniano Mahmud Abbas, entregam as armas e aceitam renunciar ao terrorismo em troca de uma amnistia de Israel.
- O Brasil revalida o título na Copa América, ao vencer na final a Argentina por 3-0, em jogo disputado em Maracaíbo (Venezuela).
2009 - Morrem os 168 ocupantes de um Tupolev da iraniana Caspian Airlines que se despenhou, após descolar do aeroporto de Teerão rumo a Ereva (Irão). O piloto havia informado da existência de um problema técnico.
2011 - Desmoronamento na mina de São José, no Chile. Trinta e um dos trinta e três mineiros interpõem uma ação judicial contra o Estado chileno, no valor de 7,750 mil milhões de pesos (cerca de 11,25 milhões de euros). A ação judicial tem por base a alegada negligência do Serviço de Geologia e de Mineração chileno, que não terá cumprido as medidas de fiscalização necessárias na mina onde se deu o acidente.
2012 - O K2 200 júnior Diogo Quintas/Diogo Lopes conquista a medalha de bronze nos Europeus de canoagem de juniores e sub-23, no segundo pódio português no evento em Montemor-o-Velho.
- A canoísta júnior Francisca Laia conquista a medalha de bronze em K1 200 nos Europeus de canoagem de juniores e sub-23, garantindo o primeiro pódio português.
2013 - O canoísta português Fernando Pimenta conquista a medalha de ouro na prova de K1 500 metros das Universíadas, na cidade russa de Kazan.
- Morre Manuel Quijada, antigo embaixador da Venezuela em Portugal, vítima de doença prolongada que nos últimos anos o afastou de atividades públicas, aos 80 anos.
- Sebastião Vasconcelos, ator brasileiro, morre vítima de paragem respiratória, aos 86 anos
2014 - Israel lança uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos, que provocaram a morte a pelo menos 237 pessoas.
- O luxemburguês Jean-Claude Juncker é eleito para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo 422 votos a favor, 250 contra e 47 abstenções.
2015 - O parlamento grego aprova o primeiro pacote de reformas exigido pela zona euro, enquanto os funcionários públicos fazem uma greve de 24 horas.
2017 - O cineasta alemão Wim Wemders, que realizou "Lisbon Story", é distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural/2017.
- Morre, aos 40 anos, vítima de cancro, nos Estados Unidos.
Maryam Mirzakhani, matemática iraniana e primeira mulher distinguida com a Medalha Fields, o mais prestigiado galardão nesta disciplina científica.
- Morre, aos 89 anos, na Califórnia, Martin Landau, ator norte-americano conhecido pelas interpretações em filmes como "North by Northwest", de Alfred Hitchcock, e pela série de televisão "Mission: Impossible".
===============.Este é o centésimo nonagésimo sexto dia do ano. Faltam 169 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "A construção da vida encontra-se, actualmente, mais em poder dos factos do que das convicções". Walter Benjamin (1892-1940), filósofo alemão.Lusa/Fim.
Comentários