1566 -- Morre, com 92 anos, o padre Bartolomeu de las Casas, missionário espanhol, defensor dos indígenas do Novo Mundo.

1791 - O assalto do Campo de Marte, pelo marquês de Lafayette, restaura a ordem em Paris.1834 - Lisboa estabelece o regulamento dos serviços de incêndio e cria a primeira Companhia de Bombeiros do concelho.1859 -- Morre, com 22 anos, D. Estefânia, mulher de D. Pedro V.

1877 -- É inaugurado o Hospital de D. Estefânia, em Lisboa.

1888 -- Conclusão da linha de caminhos-de-ferro do Oeste com a abertura do troço Leiria-Figueira da Foz.

1912 - É criada a IAAF -- Federação Internacional de Atletismo.

1919 -- Nasce o ensaísta e poeta José João Cochofel, do núcleo neorrealista de Coimbra.

1936 -- Início da Guerra Civil de Espanha com a insurreição das forças instaladas em Melilla, contra o poder republicano.

1945 - II Guerra Mundial. Início da Conferência de Postdam, entre os EUA, Reino Unido e URSS, que consagra os setores de influência aliada no pós-guerra.

1947 -- Estreia profissional do ator Ruy de Carvalho, na companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, na peça "Rapazes de Hoje", de Roger-Ferdinand.

1949 -- Independência do Laos, dentro da União Francesa.1956 - Primeiros ataques ao Vietname dos bombardeiros norte-americanos B-52.

- O Reino Unido apresenta a proposta de constituição de uma zona de livre-câmbio, entre os países da OECE e os membros da Comunidade do Carvão e do Aço.

1959 -- Morre a cantora norte-americana Billie Holiday, com 44 anos.

1967 -- Morre, com 40 anos, o compositor e saxofonista de jazz norte-americano John Coltrane, autor de "Blue Train".

1969 -- A Apollo 11, com os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, entra em órbita lunar.

1973 - Marcello Caetano, presidente do Governo português, decide "travar" o processo de liberalização que afirma ter encetado em 1968-69.

1976 -- É homologada a anexação de Timor-Leste pela Indonésia, com base no resultado da assembleia de 31 de maio.

- Começam os Jogos Olímpicos de Montreal. Destaca-se a jovem ginasta romena Nadia Comaneci e Carlos Lopes obtém a medalha de prata nos 10.000 metros.

1978 -- Um túnel de 50 metros, com luz e ventilação, serve para a fuga de 124 reclusos de Vale de Judeus, em Alcoentre, considerada uma das prisões mais seguras da Europa.

- Dirigentes de sete potências industriais, G7, reunidos em Bona, interditam o tráfego aéreo aos países que se recusarem extraditar "piratas do ar".1979 -- Sessão inaugural do primeiro Parlamento Europeu eleito por sufrágio universal. Pela primeira vez, uma mulher, a francesa Simone Weil, assume a presidência da instituição.

- Anastazio Somoza, ditador da Nicarágua, foge para os EUA, com a entrada das forças Sandinistas em Manágua.1984 - Representantes dos EUA e da URSS assinam o acordo que reativa a chamada "Hot Line" entre a Casa Branca e o Kremlin.

1989 -- A Áustria pede a adesão à Comunidade Europeia.

- Restabelecimento de relações diplomáticas entre a Polónia e o Vaticano.

1990 - O presidente iraquiano Saddam Hussein acusa o Kuwait de exportar petróleo bruto acima da quota estabelecida pela OPEP.1991 - Os EUA e a URSS concluem o tratado para a redução de armas estratégicas nucleares em 30 por cento.1992 - A Eslováquia proclama a soberania, consagrando a separação da Checoslováquia.1994 - O Brasil consagra-se tetracampeão Mundial de Futebol, ao vencer a seleção da Itália 3-2 nas grandes penalidades.1995 -- Morre, aos 84 anos, o automobilista Juan Manuel Fangio, cinco vezes campeão do Mundo de Fórmula Um.1996 - É criada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que reúne Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.- Um Boeing 747, da companhia norte-americana TWA, com destino a Paris, despenha-se ao largo de Long Island, EUA. Morrem 230 pessoas.1998 - Cerimónia fúnebre do Czar Nicolau II e dos restantes membros da família imperial, assassinados durante a revolução bolchevique.1999 -- Morre, num desastre de avião, John F. Kennedy Jr, filho do presidente dos EUA assassinado em 1963. Tinha 38 anos.2000 -- Começa, em Maputo, a III Cimeira da CPLP. A presidência da organização é assumida pelo Brasil.- A Alemanha subscreve, com países do leste europeu e o Conselho Mundial Judaico, o acordo para a indemnização das vítimas do nazismo.

2001 -- É atribuído o Grande Prémio de Crónica da APE a Mário Cláudio, pelo livro "A Cidade no Bolso".- Morre, com 84 anos, Katharine Graham, Prémio Pulitzer, presidente do Washington Post durante duas décadas.2002 - Patrício Silva e Pedro Gomes, professores da Faculdade de Medicina do Porto e investigadores do Instituto de Farmacologia e Terapêutica, recebem o Prémio Gulbenkian de Ciência.

2003 - É inaugurado o bloco operatório central no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

2004 - Toma posse o XVI Governo Constitucional de Pedro Santana Lopes.

- Portugal vence o Campeonato Europeu de Râguebi de Sete.

2005 - O Governo indonésio e os rebeldes de Aceh acordam o cessar-fogo. Jacarta aceita o movimento como partido político.

- Morre, aos 89 anos, Edward Heath, antigo primeiro-ministro britânico, promotor da adesão do Reino Unido à CEE, líder do Partido Conservador (1965-75)

- Morre Frank Deniz, guitarrista britânico de jazz originário de Cabo Verde, antigo líder da Orquestra de Dança da BBC. Tinha 92 anos.

2006 - Portugal passa a integrar o Comité Científico Internacional de Investigação da Antártida.

- Morre, com 88 anos, Mickey Spillane, escritor policial norte-americano, criador do detetive Mike Hammer.

2007 - Um avião Airbus da companhia brasileira Tam, com 187 pessoas a bordo, explode ao aterrar no aeroporto de Congonhas, São Paulo, depois de se despistar e chocar com um edifício da empresa, provocando 198 mortos. Uma das vítimas é portuguesa.

- O parlamento timorense reconhece Francisco Xavier do Amaral como primeiro Presidente da República de Timor-Leste.

- Morre aos 79 anos, a soprano norte-americana Teresa Stich-Randall, que cantou no Teatro de São Carlos, em Lisboa, nas décadas de 60 e 70.

2008 - O Tribunal Supremo espanhol absolve quatro dos 21 condenados por responsabilidade nos atentados de 11 de Março, condenando um outro arguido que tinha sido absolvido e mantendo a absolvição de um dos suspeitos de autoria intelectual do ataque.

2010 -- A seleção nacional sénior masculina de voleibol vence pela primeira vez a Liga Europeia, derrotando a Espanha, por 3-1, na final disputada em Guadalajara, arredores de Madrid.

- Morre, aos 63 anos, Bernard Giraudeau, ator francês, cineasta, escritor e marinheiro que contracenou com Jean Gabin e Alain Delon em "Dois Homens na Cidade" (1973), trabalhando depois com realizadores como Etore Scola, Pinoteau ou Patrice Leconte.

2011 - A seleção portuguesa de Râguebi de Sevens conquista, pela oitava vez, o título de Campeã da Europa.

- Rebekah Brooks, diretora-executiva da News International, é detida no âmbito do caso das escutas no Reino Unido.

- Morre, com 83 anos, o antigo ditador do Uruguai Juan Maria Bordaberry.

2014 -- Um Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur, é abatido por um míssil no leste da Ucrânia. A queda provoca a morte de todos os 298 passageiros e tripulantes, na maioria holandeses.

- Luís Demmé, considerado por artistas locais como o "maior pintor macaense de sempre, morre aos 85 anos, em Portugal.

2016 -- Morre Alan Vega, vocalista dos Suicide e um dos mais influentes da história do rock, aos 78 anos, de causa natural enquanto dormia.

==============.Este é o centésimo nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 167 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "A fé na razão está sujeita a parecer racionalmente tão insustentável como qualquer outra fé". Miguel de Unamuno (1864-1936), escritor e filósofo espanhol.

Lusa/Fim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.