1446 - São publicadas as Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se toma pelo primeiro Código Penal português.
1750 -- Morre o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, Leste da Alemanha. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela, hoje, mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.1794 - Os revolucionários Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris, um dia depois da recusa da Convenção pela Assembleia. Termina a política de Terror.
1887 -- Nasce o artista plástico francês Marcel Duchamp. Célebre pelas suas esculturas "ready made", revelou-se em 1913, em Nova Iorque, com a apresentação da tela "Nu Descendo uma Escada II".1903 -- Greves operárias no Porto acentuam o clima de oposição à Monarquia. As paralisações começam pelos tecelões e estendem-se a outros setores.1909 -- Nasce o escritor inglês Malcolm Lowry, autor de "Ultramarina", "Barco de Outubro para Gabriola", "Escuro como o Túmulo onde Jaz o Meu Amigo" e "Debaixo do Vulcão".1914 -- Grande Guerra 1914-19. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.1927 -- Nasce o poeta norte-americano John Ashbery, autor de "Auto-retrato num Espelho Convexo", Prémio Pulitzer, prémio do Livro e da Crítica, nos EUA.
1936 -- Guerra Civil de Espanha. As forças de Francisco Franco recebem os primeiros aviões enviados pela Alemanha nazi de Hitler e pela Itália fascista de Mussolini.1940 -- II Guerra Mundial. Forças britânicas repelem o ataque nazi à Ilha de Malta, no Mediterrâneo.1945 - Um bombardeiro do exército norte-americano choca com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.1951 -- As Nações Unidas aprovam, em Genebra, a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados. Portugal pede a adesão à Convenção após o 25 de Abril de 1974, entrando em vigor, na ordem jurídica portuguesa, em Julho de 1976.1965 - Edward Heath é eleito dirigente do Partido Conservador britânico, substituindo Alec Douglas-Home.
1977 -- A Espanha candidata-se à adesão à CEE.1982 -- A Câmara dos Representantes dos EUA cancela os fundos destinados a desenvolver, testar ou operacionalizar quaisquer armas nucleares que colidam com os acordos de Salt I e II.
1986 -- Três guardas prisionais são abatidos a tiro numa fuga sangrenta da cadeia de Pinheiro da Cruz, em Grândola. Cinco reclusos, entre os quais Faustino Cavaco, fogem após arrombarem o armeiro.1996 -- Morre, aos 92 anos, Gabriel Dussurget, fundador do Festival Internacional de Aix-en-Provence, França.1999 -- O secretário-geral da ONU confirma a realização do referendo em Timor-Leste a 30 de Agosto.2002 -- Terminam os III Campeonatos Mundiais de Atletismo para Deficientes. Portugal conquista 12 medalhas.- O ciclista norte-americano Lance Armstrong vence, pelo quarto ano consecutivo, a Volta à França em Bicicleta.
2003 - Morre o ator de comédia norte-americano Bob Hope, aos 100 anos.
2004 - A União Africana faz a denúncia oficial do genocídio de Darfur.
- Morre, aos 88 anos, Francis Crick, cientista britânico, Prémio Nobel da Medicina, membro da equipa que descobriu e identificou a estrutura em hélice dupla do ADN.
2005 - O Parlamento aprova o projeto de limitação de mandatos dos autarcas, que terá efeito prático a partir de 2013.
2006 - O presidente da República, Cavaco Silva, promulga o decreto-lei que altera o regime de acesso ao Ensino Superior e o diploma que cria a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea -- Coleção Berardo.
- O governo de Angola aprova o Memorando de Entendimento para a Paz e Reconciliação em Cabinda.
- Ofensiva de Israel ao Líbano. A ONU pede uma trégua de 72 horas, para retirar feridos e levar alimentação e medicamentos às zonas de conflito.
2007 - O Congresso norte-americano aprova uma lei antiterrorista, que enviou para o presidente George W. Bush, com várias recomendações da comissão que investigou os ataques de 11 de Setembro de 2001.
2008 - Portugal surge como caso de sucesso num estudo do Banco Mundial pela medida Empresa na Hora, lançada em 2005, que permitiu reduzir o número de procedimentos e o tempo de espera para iniciar um negócio.
2010 - Um avião da companhia Airblue que transportava 152 passageiros, despenha-se no Paquistão, nas imediações de Islamabad, quando fazia a ligação entre Karachi e a capital paquistanesa sob chuvas fortes e nevoeiro.
- Naide Gomes conquista a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros.
- O conselho de administração da Portugal Telecom chega a acordo com a Telefónica para a compra da Vivo. Decide ainda manter a presença no mercado brasileiro com a entrada no capital da Oi com uma participação de 22,4 por cento. A PT terá ainda uma participação na gestão da Telemar Participações e das subsidiárias, nomeando dois administradores.
2011 - Abdel Fattah-Younes, chefe militar dos rebeldes líbios, é morto.
2013 - O atleta português Hélder Gomes conquista a medalha de bronze na categoria -80kg de taekwondo dos Jogos Surdolímpicos Sófia2013, repetindo o feito conseguido há quatro anos em Taipé.
- Morre Fernando Martins, presidente do Benfica entre 1981 e 1987, aos 96 anos.
- Morre, aos 80 anos, Eileen Brennan, atriz norte-americana que foi candidata ao Óscar de melhor atriz em 1981 pela participação na comédia "As Loucuras de uma Recruta" ("Private Benjamin", 1980), vítima de cancro.
2014 - Theodore van Kirk, último membro da equipa de pilotagem do Enola Gay, famoso por ter lançado a primeira bomba atómica sobre Hiroshima, em agosto de 1945, morre aos 93 anos.
2015 - A Polícia Federal prende o diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva.
============.Este é o ducentésimo nono dia do ano. Faltam 156 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Bom Deus, se a nossa Civilização se conseguisse manter sóbria durante dois dias, ao terceiro, morreria de remorso." Malcolm Lowry (1909-57), escritor inglês.Lusa/Fim.
Comentários