1770 - Nasce o pintor francês Jean Auguste Dominique Ingres.1825 - Portugal reconhece a independência do Brasil.1862 - Nasce Maurice Maeterlick, escritor e dramaturgo belga, Prémio Nobel da Literatura em 1911.1891 -- Morre, com 65 anos, o político e historiador português Latino Coelho.1896 - O prato típico chinês "chop suey" é servido pela primeira vez em Nova Iorque.1915 - Nasce a atriz de origem sueca Ingrid Bergman, protagonista de "Casablanca" e "Sonata de Outono". Morreria exatamente 67 anos depois, em 1982.1925 - Morre, com 92 anos, o historiador Gama Barros.
1933 -- É criada a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), antepassada da PIDE-DGS, polícia política e instrumento de repressão da ditadura do Estado Novo.
1943 -- II Guerra Mundial. Navios de guerra dinamarqueses são afundados em Copenhaga, pelas forças nazis.1949 - A URSS testa a sua primeira bomba atómica.1952 - Estreia-se a peça do compositor norte-americano John Cage, "4'33", em Woodstock, no Estado de Nova Iorque.1953 -- Estreia-se a "Fantasia Concertante", do compositor britânico Michael Tippett, pela Orquestra Sinfónica da BBC, sob a direção do compositor.
1959 -- Um ano depois do apoio popular à campanha de Humberto Delgado, a Assembleia Nacional aprova a Lei 2100 que acaba com a eleição do Presidente da República por voto direto, substituindo-a por um colégio eleitoral restrito.
1963 -- Guerra Colonial. Conversações entre o subsecretário de Estado norte-americano George Ball, enviado de John F. Kennedy, e o ditador português Oliveira Salazar.
1975 -- É assinado um acordo de cessar-fogo entre o MPLA e a UNITA.
1978 -- Toma posse o III Governo Constitucional, o primeiro de iniciativa presidencial, liderado por Alfredo Nobre da Costa.
1982 -- Morre, aos 67 anos, a atriz Ingrid Bergman, protagonista de "Casablanca" e "Sonata de Outono".1984 - O Governo da Indonésia declara Timor-Leste área oficial de reinstalação de agricultores indonésios.
1990 -- Morre, com 59 anos, o escritor e dramaturgo português Bernardo Santareno, autor de "O Pecado de João Agonia" e "Português, Escritor, 45 anos de idade".1991 - São suspensas as atividades do Partido Comunista da URSS.1992 -- Começa a campanha eleitoral para as eleições legislativas e presidenciais em Angola.1994 - É publicada a Lei sobre a prática de nudismo em Portugal.1997 - Massacre de Sissi Mussa, na Argélia.
1999 - Independentistas e milícias assinam o acordo de Díli que prevê o exercício do direito de voto, sem armas, no referendo sobre a independência de Timor-Leste, no dia seguinte.2002 - É feita a primeira lide de morte em Barrancos, em situação de legalidade, desde 1928.
2003 - Atentado na cidade santa xiita de Najaf, no Iraque. Morrem 83 pessoas, entre as quais Mohammad Baqer Halkim, chefe do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque.
- Nasce o Skipe, software de comunicações pela internet, da Microsoft.
2004 - Passa a aplicar-se a regulamentação do Código do Trabalho sobre a atividade sindical e o trabalho de menores em espetáculos, concluindo a adoção plena e efetiva da lei, em vigor desde 01 de dezembro de 2003.
- Edmund Ho é reeleito chefe do Executivo de Macau para um segundo mandato com 296 votos dos 299 expressos nas urnas pelos membros do colégio eleitoral. A tomada de posse é a 20 de dezembro, com a presença do chefe de Estado, Hu Jintao.
2005 - Furacão Katrina atinge a costa do Louisiana e chega a Nova Orleães.
2006 -- O ensaísta Eduardo Lourenço é distinguido com o Prémio Extremadura para a Criação.
2007 - É publicada em Diário da República a lei de revisão do Código de Processo Penal.
- O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, recebe em Bona, Alemanha, o prémio "2007 Future Award" do Fórum Zukunft e. V. Este prémio é atribuído desde 1997 a personalidades que têm contribuído de forma decisiva para o diálogo entre os setores industrial, político e da sociedade civil.
- Morre, com 91 anos, Pierre Messmer, gaullista histórico, antigo primeiro-ministro francês.
2008 - A moçambicana Maria de Lurdes Mutola despede-se das pistas de atletismo em Zurique, no mesmo palco em que ganhou por 12 vezes e onde conseguiu a sua melhor marca pessoal nos 800 metros, com 1.55,19 minutos.
2009 -- Metropolitano de Lisboa. É inaugurado o troço da Linha Vermelha entre a Alameda e São Sebastião, havendo pela primeira vez cruzamentos entre todas as linhas.
- Morre Rui Vieira, engenheiro, último presidente da Junta Geral da Madeira e o único eurodeputado do CDS/PP-Madeira. Tinha 83 anos.
2013 - Tribunal Constitucional chumba mobilidade especial na função pública.
- Uma bombeira de 21 anos morre no combate a um incêndio em São Marcos/Muna, no concelho de Tondela.
- O futebolista francês Franck Ribéry é eleito o melhor jogador da UEFA em 2012/2013, numa votação que decorreu depois do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, no Mónaco.
2014 - O governo do Senegal anuncia que se verificou naquele país o primeiro caso de contágio com o vírus Ébola.
- O Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa confirma as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal a cinco ex-administradores do BCP, no total de mais de 2,8 milhões de euros, no caso das sociedades 'offshore´.
2015 - O Futebol Benfica conquista a primeira edição da Supertaça feminina de futebol, ao golear o Clube Albergaria por 4-0, num encontro realizado em Abrantes.
- A Hungria anuncia a conclusão da barreira de arame farpado, destinada a impedir a entrada de milhares de migrantes concentrados junto à fronteira com a Síria.
2016 -- Morre, com 83 anos, Gene Wilder, ator norte-americano conhecido pelos seus papéis nos filmes "Fantástica Fábrica de Chocolate" e o "Jovem Frankenstein".
- António Sousa, pioneiro da emigração oficial portuguesa para o Canadá, morre aos 91 anos.
2017 - A Coreia do Norte confirma ter disparado na véspera um míssil de médio alcance que sobrevoou o Japão.
=================.Este é o ducentésimo quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 124 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Os governantes detêm o seu poder apenas pelo consentimento dos governados". John Locke (1632-1704), filósofo inglês.Lusa/Fim.
Comentários