
Num comunicado, a autoridade policial brasileira informou que a Operação 'White Coffee' (café branco) teve como objetivo "encerrar as atividades de uma associação criminosa" dedicada "ao tráfico internacional de drogas e aprofundar as investigações" sobre outros possíveis integrantes.
Foram cumpridos também 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campinas e Santo Antonio de Posse, no estado brasileiro de São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação iniciou-se a partir de uma ação realizada em 2024 pela Polícia Militar de São Paulo, que encontrou um laboratório clandestino de drogas em Campinas. Dois homens foram detidos em flagrante, quando enviavam um quilograma de cocaína para Itália dentro de garrafas térmicas.
"Foi possível identificar um grupo sofisticado voltado à preparação, embalagem e dissimulação de drogas, as quais eram remetidas a Portugal, Inglaterra, Itália, Alemanha, Dinamarca e Dubai, em encomendas aéreas juntamente com outros objetos comuns, que visavam dificultar a fiscalização aduaneira", relatou a autoridade policial.
Segundo a polícia, os suspeitos demonstraram ter conhecimento técnico no processo de manipulação química de drogas, incluindo fentanil, remessas expressas, com o uso de uma empresa de fachada, experiência na contabilidade financeira destinada a maximizar os ganhos e linguagem cifrada.
Além das detenções e das buscas, foi decretado o bloqueio de bens e valores que vierem a ser encontrados.
Os crimes em investigação são tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e branqueamento de dinheiro.
CYR // MLL
Lusa/Fim
Comentários