De acordo com o portal de notícias G1, a operação, realizada pela Polícia Civil e a Polícia Militar, procura deter os chefes da fação criminosa Comando Vermelho (CV), responsáveis por disputas de territórios, principalmente na zona oeste do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e cidades do interior do estado.

Outras cinco pessoas também foram baleadas no confronto e um agente da Polícia Militar acabou atingido no braço no complexo de favelas da Penha. Um homem foi detido.

Os confrontos começaram na madrugada de hoje com os polícias a entrarem no complexo de favelas da Penha, na Rocinha, no morro do Alemão, no morro do Trem.

A organização não-governamental Voz das Comunidades, que mantém um portal de jornalismo comunitário em favelas 'cariocas', informou que há relatos de operações ocorrendo também nas favelas da Cidade de Deus, Juramento, Quitungo, Guaporé, Flexal, Juramentinho, Ipase e Complexo do Chapadão.

Em diversos pontos das favelas onde ocorrem operações há relatos de que suspeitos atearam fogo em barricadas e derramaram óleo nas ruas, visando dificultar a movimentação dos polícias.

CYR // JMC

Lusa/Fim