A expulsão de Ibañez, aos 32 minutos, condicionou fortemente o jogo da Roma, que apostou tudo no plano defensivo, mas acabou por ter de ceder pela margem mínima, com o golo solitário de Zacagni a chegar aos 65 minutos.

A festa no final foi 'biancoceleste', já que a Lazio sobe, provisoriamente, ao segundo lugar, com 52 pontos, mais dois do que o Inter Milão, que joga ainda hoje com a Juventus,

Quanto aos 'lobos', saem desta 27.ª jornada com um 'amargo' quinto lugar, com 47 pontos, a um do AC Milan, que está em quarto. A aposta era no segundo lugar, o que agrava mais a desilusão de José Mourinho.

A Lazio vinha de uma eliminação na Liga Conferência, enquanto a Roma se tinha qualificado para os quartos de final da Liga Europa, mas ambas perfeitamente conscientes de que o jogo era importante na 'corrida' para o segundo lugar na Serie A.

O jogo foi tão fechado como se antevia, com os dois lados mais apostados em acautelar o empate do que em atacar de forma continuada. Uma partida de 'nervos', para ser decidida por muito pouco.

A partir do momento em que a Lazio ficou em superioridade numérica, a Roma ainda se fechou mais. Ao intervalo, Mourinho tirou mesmo Dybala da equipa, para a entrada de Llorente, passando a jogar com três centrais.

O internacional português Rui Patrício dava segurança na baliza dos 'lobos', com a Lazio a ir para a frente cada vez mais, ao sentir que a vitória estava mais próxima, com um jogador a mais.

Luis ALberto e Sergej Milinkovic-Savic eram então incansáveis, na procura de uma 'brecha', finalmente encontrada aos 65 minutos, quando Zacagni ficou isolado frente ao guarda-redes, na sequência de ressaltos de bola.

Sem Dybala e com um a menos, era evidente que a Roma já não tinha 'plano B' que valesse, mas ainda assim, através do jogo aéreo, chegou ao golo, de Casale na própria baliza, anulado pelo VAR.

A luta pelo segundo lugar em Itália está 'ao rubro', com somente sete pontos a separar a Lazio, segunda, da Atalanta, sexta. Noutra dimensão, o Nápoles 'rola' paulatinamente para a reconquista do 'scudetto', com 19 pontos de avanço.

FB // PFO

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.