Uma nova alma portuguesa para Soul. Porque um filme nunca “é apenas mais um filme”
Joe Gardner, um professor de música numa escola preparatória em Nova Iorque, tem um sonho: ser um pianista de jazz profissional. Mas a sua história, que parece ir numa certa direção, muda por completo quando um incidente o atira para um lugar fantástico conhecido como "O Grande Antes", o sítio onde as almas novas descobrem e ganham as suas características antes de descerem à Terra para nascerem numa pessoa.
O que há antes da vida, o que há depois e o que é ser alguém e lutar pelos sonhos. Esta é a premissa do novo filme da Pixar, "Soul", que estreou no serviço de ‘streaming' Disney+ a 25 de dezembro. É a primeira longa-metragem do estúdio de animação que se centra num protagonista negro, interpretado pelo ator Jamie Foxx — e foi incluída na lista de melhores filmes de 2020 do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Contudo, se a história aparenta ter sido bem recebida por todos — até porque traz uma mensagem apropriada ao contexto de pandemia que se vive em todo o mundo, fazendo refletir sobre o sentido da vida —, o mesmo não se pode dizer quanto à versão portuguesa do filme.
Poucos dias depois da sua estreia, foram várias as personalidades que mostraram o seu descontentamento: o filme tem um protagonista negro e a voz de atores negros na versão original mas, na versão portuguesa, a dobragem foi feita por atores brancos, nomeadamente por Jorge Mourato, que dá voz à personagem principal.
As críticas levaram a Disney a reagir ao sucedido. "Esforçamo-nos por ser inclusivos nos nossos castings, contudo reconhecemos que há trabalho a fazer e estamos comprometidos em diversificar os talentos nas nossas dobragens, independentemente da geografia onde atuamos", disse uma fonte à revista Sábado.
Mas as vozes críticas continuam a surgir. Hoje, 2 de janeiro, diversas personalidades da cultura e sociedade portuguesa assinaram uma petição para uma nova versão portuguesa do filme, pedindo a entrada em cena de vozes negras que representem a "importância histórica" do momento.
"Em Portugal, a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afrodescendentes para dar voz aos personagens. Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos atores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente", diz a petição hoje tornada pública.
O texto é assinado por sete personalidades: Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares. Às 21:00 de Lisboa, a petição tinha mais de 1.700 assinaturas.
Os signatários sustentam que o filme tem o "propósito assumido de querer retratar a cultura musical e a comunidade afro-americana", sendo que "todo o processo foi muito rigoroso na escolha de argumentistas, equipe técnica e, claro, dos atores que dariam vida a este filme assumido como um manifesto contra a iniquidade na indústria do entretenimento".
"A nossa história está cheia de factos consumados que não podemos reparar mas podemos aprender com eles, reconhecendo-os para podermos avançar. O que vamos fazer em 2021 está nas nossas mãos e a avaliação sobre a importância deste cuidado ou da falta dele cabe, antes de mais, a quem não se vê aqui representado. A responsabilidade de não aceitar, não relativizar ou não deixar normalizar é de cada um. O que foi um equívoco e descura na tradução para Portugal pode e deve ser reparado. Não deixamos passar mais uma oportunidade de fazer a coisa certa", pode ler-se.
No final do texto é pedido que a Disney e Pixar apresentem uma nova versão portuguesa, "respeitando a intenção original e reconhecendo a importância histórica deste momento". "Porque este filme não é apenas mais um filme e o que ele representa importa", relembram.
- 19:59
- O Sporting venceu hoje o Sporting de Braga, por 2-0, no jogo inaugural da 12.ª jornada, mantendo-se invicto na I Liga portuguesa de futebol, que lidera isolado.
-
- 19:43
-
UE pronta para ajudar a aumentar a produção de vacinas
A União Europeia declarou-se hoje pronta para ajudar a aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a covid-19, no dia em que reconheceu uma "insuficiência global" neste aspeto, e quando as campanhas de vacinação na Europa estão atrasadas.
-
- 19:11
-
SEF deteta 26 passageiros irregulares entre Natal e Ano Novo no aeroporto de Lisboa
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje que entre 25 de dezembro e 01 de janeiro detetou 26 passageiros com documentos falsos ou sem documentos durante as inspeções feitas no aeroporto internacional de Lisboa.
-
- 18:41
-
Vacinas não deverão ter efeito antes do outono, diz Sociedade de Gestão de Saúde
A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde alertou hoje que, apesar de a campanha de vacinação contra a covid-19 ter início este mês, os efeitos não serão sentidos antes do outono, "na melhor das hipóteses".
-
- 15:44
-
Covid-19: Cervi e Gabriel elevam para seis os casos positivos no plantel do Benfica
Os futebolistas Gabriel e Franco Cervi testaram positivo ao novo coronavírus, elevando para seis o número de infetados no plantel do Benfica, depois de Pizzi ter recuperado nos últimos dias.
-
- 15:43
-
Covid-19: Presidente do parlamento da Madeira e bispo do Funchal em confinamento profilático
Várias entidades regionais, entre as quais o presidente do parlamento da Madeira e o bispo do Funchal, estão em confinamento profilático depois de terem contactado com um caso positivo de coronavírus numa iniciativa no concelho da Calheta.
-
- 15:03
-
Bitcoin ultrapassa pela primeira vez 30.000 dólares
A bitcoin, a criptomoeda mais usada a nível mundial, ultrapassou hoje pela primeira vez os 30.000 dólares.
-
- 14:04
-
Covid-19: Portugal com mais 73 óbitos e 3.241 novos casos nas últimas 24 horas
Portugal registou mais 3.241 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 73 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:15
-
Debates são "oportunidade" para chegar aos eleitores
O candidato presidencial João Ferreira, apoiado pelo PCP, afirmou hoje à agência Lusa que os debates televisivos são uma oportunidade de passar uma mensagem aos eleitores, já que a campanha no terreno está limitada por causa da covid-19.
-
- 12:52
-
Brexit: Escócia espera regressar à União Europeia como nação independente
A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, disse hoje esperar que a Escócia consiga a independência e possa aderir à União Europeia, sublinhando que o 'Brexit' foi contra a vontade dos escoceses expressa em referendo em 2016.
-
- 10:52
-
Treinador César Peixoto abandona Moreirense por iniciativa própria
O treinador César Peixoto abandonou o comando técnico do Moreirense por iniciativa própria, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol, que tinha contratado o sucessor de Ricardo Soares há menos de dois meses.
-
- 08:18
-
Prólogo marca arranque da 43.ª edição do rali Dakar que contará com 15 portugueses
A 43.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno arranca hoje, em Jeddah, na Arábia Saudita, com um prólogo de 10 quilómetros e a participação de 15 portugueses.
-