Viver com menos água
Portugal está a enfrentar o segundo ano mais seco desde 1931 — só o ano de 2005 se aproximou da situação atual — e a conjugação de baixa precipitação com elevadas temperaturas diminuiu de forma drástica a água armazenada nas barragens e disponível no solo.
“Graças a uma cuidada gestão da água, as reservas portuguesas asseguram, pelo menos, dois de anos de água para abastecimento público. Mas temos de viver com restrições ou com elevados custos, em certas zonas do país, para assegurar a disponibilidade em certos reservatórios ou em certos perímetros de rega”, disse hoje Duarte Cordeiro.
As declarações do ministro do Ambiente e da Ação Climática foram feitas na abertura do simpósio de alto nível sobre a Água, realizado no âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC, sigla em inglês), que começou esta segunda-feira em Lisboa, e surgem no mesmo dia em que o Governo reconheceu oficialmente que todo o continente está em seca severa ou extrema.
O reconhecimento foi hoje publicado em Diário da República através de um despacho de 21 de junho da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
No despacho citam-se os dados de monitorização agrometeorológica e hidrológica para se dizer que a situação de seca no continente, após ligeira melhoria nos meses de março e abril, “voltou a apresentar um agravamento significativo nos meses de maio e junho de 2022 com consequentes impactos negativos na atividade agrícola”.
Portugal continental estava em maio com cerca de 97,1 % do território na classe de seca severa e 1,4 % na classe de seca extrema. “Esta situação sofreu um agravamento na 1.ª quinzena de junho com a totalidade do território continental em situação de seca severa ou extrema”, diz-se no documento.
O Governo já tinha anunciado na semana passada que vai lançar a partir de julho campanhas de promoção do uso eficiente da água, dirigidas a todos os tipos de consumidores, com reuniões mensais de acompanhamento da situação até final de setembro.
Se por um lado há quem alerte que "vamos ter de nos habituar a viver com menos água" (vamos = o cidadão e as atividades económicas), por outro há quem recomende que se pague mais por ela.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) defende, noticia hoje o Jornal de Negócios (acesso limitado), o aumento do preço da água, considerando que em mais de metade dos municípios (60%) a tarifa praticada não cobre os custos.
Por isso, o regulador emitiu uma recomendação onde se sugere a atualização da forma de cálculo (o preço por metro cúbico varia entre 40 cêntimos e 3 euros, consoante cada município, indica um documento citado pela publicação). Além disso, o regulador revela que vai avançar com um projeto de recomendação para a criação de uma tarifa social para os consumidores domésticos, no valor de 4,5 euros e com IVA a 6%.
- 19:51
- O alegado autor do tiroteio fatal de sexta-feira passada em Oslo, na Noruega, descrito pela polícia como um islamita com uma frágil saúde mental, foi colocado hoje em prisão provisória por quatro semanas.
-
- 19:49
-
Wimbledon: Nuno Borges substitui Marin Cilic no quadro principal de singulares
O tenista português Nuno Borges assegurou hoje a entrada no quadro principal de singulares de Wimbledon, terceiro 'major' da temporada, graças à desistência do croata Marin Cilic, que testou positivo ao coronavírus.
-
- 17:47
-
Hammerskins: Vinte e dois arguidos condenados a penas entre seis meses e nove anos de prisão
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje 22 dos 27 arguidos no processo Hammerskins a penas entre os seis meses e os nove anos de prisão, sete das quais de cumprimento efetivo.
-
- 17:17
-
Portugal reportou 17 casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida
Dezassete casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida foram reportados por Portugal nos últimos dois meses, sem registo de gravidade, informou hoje a Direção-geral da Saúde (DGS).
-
- 17:07
-
Governo espanhol propõe mudança de género desde os 12 anos sem parecer médico
O Governo espanhol aprovou hoje uma proposta de lei que prevê a mudança de género no registo civil a partir dos 12 anos sem necessidade de pareceres médicos, sendo que a partir dos 16 basta a vontade da pessoa.
-
- 16:31
-
Ucrânia: Míssil russo atinge centro comercial em Kremenchuk. Há pelo menos 10 mortos
Um míssil russo atingiu hoje um centro comercial na cidade de Kremenchuk, no centro da Ucrânia, onde se encontravam mais de mil pessoas, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Pelo menos 10 pessoas morreram e 40 ficaram feridas.
-
- 15:27
-
Relação anula parcialmente acórdão pela morte do adepto italiano Marco Ficini
O Tribunal da Relação de Lisboa anulou parcialmente o acórdão do processo da morte do adepto do Sporting Marco Ficini, atropelado junto ao Estádio da Luz, ordenando a reformulação da decisão de primeira instância, por falta de fundamentação.
-
- 15:09
-
Música, cinema e até boxe. Centenário do Parque Mayer em Lisboa celebrado em julho com programação cultural
O 100.º aniversário do Parque Mayer, espaço icónico da cidade de Lisboa, vai ser celebrado durante todo o mês de julho, com “uma programação cultural diversificada”, desde espetáculos de música a tertúlias, anunciou hoje a Câmara Municipal.
-
- 14:26
-
Família de Fábio Guerra, o agente da PSP morto à porta de uma discoteca, recebe indemnização de 176 mil euros
A família do agente da PSP Fábio Guerra, morto no dia 21 de março à porta de uma discoteca em Lisboa, vai receber 176.250 euros de indemnização, segundo o despacho hoje publicado pelo Governo em Diário da República.
-
- 13:36
-
Varíola dos macacos: Número de casos sobe para 365 e já há em todas as regiões do país
Portugal registou mais 17 casos de Monkeypox, aumentado para 365 o número total de infeções confirmadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), adiantando que já há casos notificados em todas as regiões do país.
-
- 13:16
-
Exame de Física e Química: veja aqui o enunciado e os critérios de correção
A prova de Física e Química A do 11.º, para o qual estavam inscritos 42.277 alunos, decorreu esta manhã. Consulte aqui os critérios de correção do exame nacional.
-
- 12:59
-
Incêndios: Serra de Sintra com acesso interdito ao trânsito devido ao elevado risco de incêndio
O perímetro florestal sul da serra de Sintra, no distrito de Lisboa, foi hoje encerrado ao trânsito devido ao elevado risco de incêndio, circulando apenas veículos de socorro, de emergência e de Proteção Civil, anunciou a câmara municipal.
-