O “Código de Conduta Universal” terá sido posto em andamento pela Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que administra a Wikipedia e com ele ampliam-se as políticas já existentes e criam-se normas comunitárias para proteger a enciclopédia de quem danificar ou distorcer o seu conteúdo.

“O nosso “Código de Conduta Universal” cria padrões para melhorar a conduta nos projetos da Wikimedia e abordar o abuso e comportamento negativo”, afirma a CEO da Wikimedia, Katherine Maher, num comunicado partilhado pela Fundação.

A nova política “define um conjunto mínimo de diretrizes de comportamento esperado e inaceitável” para os utilizadores que interajam e contribuam para os projetos da Wikimedia. Também inclui linguagem destinada a prevenir o abuso de poder e a introdução deliberada de conteúdo falso ou impreciso.

“O Código de Conduta Universal marca um passo importante na evolução da nossa missão de criar um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para os nossos colaboradores”, explica a presidente do Conselho Administrativo da Wikimedia, Maria Sefidari.

O código está disponível em 30 idiomas e foi escrito por 1500 voluntários da Wikipedia de todos os continentes. Este regulamento foi publicado no passado dia 15 de janeiro, na celebração dos 20 anos da Wikipedia.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.