A corrida começou quando a Amazon anunciou procurar “uma nova casa”. Nos Estados Unidos, a vontade de acolher a gigante do comércio online era muita e percebe-se porquê: a cidade em questão poderá captar um investimento inicial de cerca de 2 mil milhões de dólares.

A nova sede, apelidada de HQ2, poderá superar os custos da primeira construída em Seattle. Segundo um estudo da BuildZoom, foram gastos 1,92 mil milhões de dólares neste projeto, não estando incluídos gastos com mobiliário, equipamentos, engenharia e design.

Sasha David, responsável pelo estudo, disse à Markets Inside que “[O valor obtido com as licenças de construção] é a fatia mais baixa de tudo quanto foi feito na construção da Amazon em Seattle. Também podemos esperar que este número suba, já que três blocos ainda estão em desenvolvimento”.

A Amazon estima que a sua contribuição para Seattle, entre 2010 e 2016, tenha sido de cerca de 38 mil milhões de dólares, tendo dito que foram investidos cerca de 3,7 mil milhões em infraestruturas.

Contudo, há quem diga que a instalação da gigante do comércio não foi tão positiva: os preços das casas na zona aumentaram, bem como o trânsito.

Mesmo assim, as cidades não desistiram de querer a Amazon — foram 238 as que apresentaram uma candidatura para acolher a segunda casa do gigante do comércio online, dada a promessa de investimento na área e o aumento do número de empregos disponíveis.

“A Amazon provavelmente irá reduzir as taxas de desemprego, mas retirará alguns inquilinos e elevará as rendas dos escritórios”, referiu Issi Romem, economista-chefe da BuildZoom. Mas “a longo prazo, expandirá os seus escritórios e ajudará a aprofundar uma quantidade de talentos”.

As ações da empresa aumentara, este ano, 55,29%. Contudo, a corrida das empresas vai continuar até 2018, momento em que se saberá qual é a cidade vencedora.

Algumas das cidades que mostraram interesse em acolher a Amazon:

Chicago, Illinois

Minneapolis e St. Paul, Minnesota

Toronto, Ontario

San Diego, California

Dallas-Fort Worth, Texas

Denver, Colorado

Pittsburgh, Pennsylvania

Baltimore, Maryland

Boston, Massachusetts

Columbus, Ohio

Detroit, Michigan

Philadelphia, Pennsylvania

Phoenix, Arizona


The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que constroem o Portugal de amanhã.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt