A prótese IKO Creative Prosthetic System permite que as crianças que sofrem de malformações personalizem o braço, colocando os seus próprios módulos construídos com o brinquedo da empresa dinamarquesa, a fim de "desmistificar a deficiência", explicaram os organizadores do evento num comunicado.

A criação do engenheiro colombiano foi escolhida entre dez projetos de todo o mundo, incluindo uma aplicação sul-africana de tradução móvel que inclui os 11 idiomas oficiais do país, ou um robô japonês que teve uma classificação no exame final do ensino secundário suficientemente boa para entrar na Universidade de Tóquio.

"Este ano, a rede de professores oriundos de universidades parceiras do Observatório Netexplo identificou 2.175 inovações digitais vindas do mundo inteiro. Os 10 premiados ilustram uma tendência geral que consiste, graças à era digital, em empurrar os limites para expandir o campo de possibilidades", explicou Thierry Happe, co-fundador do fórum Netexplo. O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo Observatório do mesmo nome, está dirigido às inovações da sociedade digital e onta com uma rede de vinte universidades localizadas em quinze países do mundo. O prémio é atribuído por um júri de especialistas e pelo público do evento.

Veja um vídeo que mostra o processo de criação e como funciona este sistema (em inglês).

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.