Carlos Moedas, comissário europeu para a Inovação, Investigação e para a Ciência, disse hoje na Web Summit que a Europa deve apostar na "diversidade" das suas cidades, no âmbito tecnológico, para manter a sua atratividade.

"As cidades serão no futuro o que os países eram no passado e as 'startups' estão no centro da cultura", sustentou.

O comissário europeu reconhece o desenvolvimento tecnológico das cidades hoje em dia e defendeu uma aposta na diversidade. "As cidades são os melhores sítios para se encontrar diversidade. E temos que estas atentos a isso. A Europa deveria estar focada em ter diferentes cidades em diferentes alturas, porque as cidades atravessam altos e baixos. Isso é a diversidade das cidades", disse.

Carlos Moedas considerou ainda que devem ser adotadas medidas para diminuir o "grande fosso" entre alguns países, no mercado digital. "Se não fecharmos esse fosso, então abrimos outro para questões políticas e cria-se um grande problema no futuro. Têm de ser criadas medidas pelos governos", defendeu.

Já Ann Mettler considerou que as cidades europeias "sempre foram atrativas" e, ao contrário do que muitas vezes se diz, "a tecnologia contribui bastante para a igualdade".

Relativamente à forma como a cultura das 'startups' pode ajudar a melhores empregos, a representante europeia disse que é preciso dar às pessoas melhores competências. "Temos de perceber quais são as competências das pessoas para poder ajudá-las a terem melhores trabalhos. É ensina-los a aprender coisas novas para dar-lhes mais competências", concluiu.

A Web Summit de Lisboa, que arrancou na segunda-feira, conta com mais de 53.000 participantes, de 166 países, incluindo 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores. Entre os oradores contam-se os fundadores e presidentes executivos de algumas maiores empresas de tecnologia do mundo, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda e música.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.