A Portugal Telecom inaugurou hoje um novo espaço para startups em Lisboa, situado no edifício Enter, no Cais do Sodré. O evento trouxe a Lisboa o CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave, uma vez que a equipa organizadora da conferência, que em novembro regressará ao Meo Arena, faz parte do grupo de empresas instaladas no novo espaço, sendo a primeira vez que abre um escritório fora da Irlanda.

"A PT é uma das empresas que mais investe em inovação", afirmou no evento de inauguração o CEO da PT, Paulo Neves, sublinhando que "a inovação faz parte do ADN da empresa e do grupo Altice". "Temos o espaço e vamos dar o networking às startups", disse, recordando que este é um universo familiar ao grupo, como é exemplo o SAPO que "começou como uma startup e hoje é um dos principais ativos da PT". O edifício Enter da Portugal Telecom é um espaço com capacidade para 100 pessoas, onde a operadora de telecomunicações também acolherá 'startups' do seu programa de empreendedorismo.

"Incrivelmente contente" por estar em Lisboa, na sua intervenção Paddy Cosgrave deu ênfase ao facto de esta ser a primeira equipa da Web Summit fora de Dublin, com oito pessoas alocadas ao escritório da capital portuguesa. O fundador da Web Summit não tem dúvidas que Lisboa, a cidade pela qual se apaixonou, é o "cool kid on the block". E avisa: "engenheiros, enviem os vossos currículos".

Além de Paddy Cosgrave e do presidente da PT, Paulo Neves, a inauguração do espaço contou com a presença do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. "A PT foi a primeira empresa portuguesa a perceber as startups", afirmou o governante que recordou a experiência das suas funções anteriores: há cinco anos, quando foi o lançamento da Startup Lisboa, a PT foi a primeira grande empresa a fazer parte".  Elogios alargados à Web Summit já que, nas palavras de João Vasconcelos, "marca Portugal e Lisboa estão associadas à inovação e muito se deveu a Web Summit".

créditos: Paulo Rascão | MadreMedia

Inserido numa estratégia global de inovação aberta do Grupo Altice, o programa Enter apoia 'startups', com o objetivo de permitir a aceleração do seu próprio processo de inovação, atuando como porta de entrada no ecossistema de inovação e disponibilizando meios, 'know-how' (conhecimento) e 'networking' (rede de contactos).

A WebSummit é uma conferência global de tecnologia que volta a decorrer este ano em Lisboa, depois de ter atraído à capital portuguesa na edição anterior cerca de 53.000 participantes, de 166 países, incluindo 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores. Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly, é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, vai manter-se em Lisboa até 2020 e poderá ficar por mais dois anos.

Em entrevista à Lusa, em setembro do ano passado, o presidente e fundador da WebSummit, Paddy Cosgrave, já tinha anunciado que ia abrir o primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa e contratar "mais de uma dúzia de colaboradores logo após a edição de 2016 do evento". Na altura, o Hub Criativo do Beato foi o lugar apontado. Em resposta a questões da agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa informou que se pretende que a “WebSummit seja uma das primeiras entidades a integrar” o Hub Criativo do Beato, que “está em desenvolvimento” e onde decorrem as “primeiras obras”. “Ainda não existe data para abertura oficial. Trata-se de um espaço com cerca de 20 edifícios e é uma intervenção exigente, pelo que a implementação é faseada”, segundo a autarquia.

créditos: Paulo Rascão | MadreMedia

Presente na inauguração de hoje, o vice presidente da câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, reforçou que os "trabalhos estão adiantados" no Beato, e destacou o papel da WebSummit na transformação de Lisboa como grande hub de crescimento."Há um antes e depois da WebSummit. Ajudou a criar negócios, a  atrair novos empreendedores e a criar buzz para a cidade".

A edição deste ano da Web Summit decorrerá entre 6 e 9 de novembro, em Lisboa. Paddy Cosgrave promete novidades em breve, como possíveis novos horários ou novas formas de aumentar a participação das mulheres. Para já avança que estão a ver outros locais, como os Açores, para os eventos paralelos à semelhança com o que aconteceu com a Surf Summit.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.