Como surgiu o KuantoKusta e qual o seu objetivo? 

O KuantoKusta foi lançado em 2005 e surgiu de um «feliz acaso». Eu e os meus dois irmãos vivíamos em França, na altura, mas desejávamos regressar a Portugal. Por lá, tínhamos trabalhos estáveis e não queríamos voltar sem ter um trabalho garantido. Por isso, decidimos empreender em Portugal e abrir uma loja de informática, uma vez que era uma área pela qual simpatizávamos e tínhamos algum conhecimento.

A surpresa surgiu quando, ao tentarmos analisar a concorrência, verificámos que em Portugal não existia nenhum portal de comparações de preços, algo que era comum em França, onde já existia desde os finais dos anos 90. Neste cenário, não pensámos duas vezes. Ao detetarmos esta «lacuna» em Portugal, começámos a desenvolver a ideia de implementarmos aquele que seria o primeiro portal de comparações de preços no país, algo que demorou um ano e três meses até ser concretizado. A ideia surgiu, então, em fevereiro de 2004 mas foi a 16 de maio de 2005 que lançámos o KuantoKusta, um comparador de preços e guia seguro de compras. Hoje, o KuantoKusta permite equiparar, gratuitamente, os preços de mais de 1 milhão de produtos de 15 categorias em mais de 500 lojas.

Informação é poder. Nas compras não é diferente...

A partir da plataforma é possível comparar o preço de um mesmo produto em diversas lojas, de forma rápida e gratuita, para que seja possível realizar uma compra moderada, consciente e com conhecimento do mercado, que muitas vezes falha quando optamos pela “primeira opção”. Nem sempre as lojas mais conhecidas são as que praticam os melhores preços e isso é um ponto que deve ser levado em consideração. Há diversos estabelecimentos de comércio tradicional que utilizam o KuantoKusta como uma “montra” de produtos e que conseguem oferecer, muitas vezes, preços mais competitivos.

A Internet é um risco. Como evitar as promoções fraudulentas que podem surgir com o online?

Na Internet devemos ter sempre o máximo cuidado, é verdade. Para proteger os utilizadores, todos os estabelecimentos que são redirecionados a partir da nossa página são analisados pelo KuantoKusta antes de estarem disponíveis ao internauta. Além disso, foi disponibilizada uma ferramenta de histórico de preços que permite ao utilizador consultar os valores praticados pelas várias lojas nos últimos 90 dias, ou seja, o utilizador consegue verificar se os preços aumentaram nos dias anteriores para que a redução parecesse maior que o real. Sabendo quais foram os preços praticados nos últimos dias, o preço com desconto deverá ser sempre mais baixo.

Quem procura mais este tipo de serviço? E para compras de que efeito? 

Os registos que temos deste ano (e dos anteriores) mostram que cerca de 67% dos utilizadores do KuantoKusta são do sexo masculino e os restantes 37% do sexo feminino. Registámos também, em 2016, que 73% das pesquisas são realizadas em áreas Tecnológicas, como a «Informática» e «Telemóveis e Acessórios». Além disso, a categoria de «Eletrodomésticos» está também no top das pesquisas efetuadas pelos nossos utilizadores. Ainda assim, já começamos a sentir crescimento noutras áreas não tecnológicas, como a «Puericultura» e «Cosméticos».

O Dia Mundial da Poupança tem como objetivo promover melhores práticas para consumir de forma moderada. Este é um desafio para as pessoas, nos dias que correm?

Além de uma necessidade, poupar é cada vez mais uma tendência graças à Internet, que permite hoje em dia analisar e comparar os preços de múltiplas lojas em simultâneo, e sem sair do lugar, ajudando o consumidor a fazer uma compra ponderada e com a certeza que foi o melhor negócio. E se antes esta comparação de preços era apenas feita em grandes compras, como eletrodomésticos ou equipamentos informáticos, hoje a poupança quer-se em todas as frentes.

Que conselhos e dicas deixa para este Dia Mundial da Poupança?

- Comparar preços. Apesar de ser um exercício óbvio para muitos utilizadores, para outros torna-se um processo dúbio. No KuantoKusta, todas as lojas são analisadas e têm, obrigatoriamente, de cumprir todos os requisitos para se manterem online na plataforma, por isso esta é a nossa «dica nº1» para o Dia Mundial da Poupança;

- Consultar o histórico de preços da plataforma. Isso permite ao consumidor perceber se as promoções são ou não reais – tendo acesso aos últimos preços praticados não se podem deixar enganar por uma subida e descida repentina do preço. Se sabem quais foram os preços praticados nos últimos dias, o preço com desconto deverá ser sempre mais baixo;

- Utilizar o alerta de preços. O alerta de preços do KuantoKusta permite ao utilizador selecionar o produto pelo qual tem interesse e ser notificado quando este baixa para o valor pretendido. E não tem de escolher a loja: através do produto selecionado, a plataforma diz-lhe quando e onde é que está mais barato;

- Evitar comprar por impulso por se estar perante uma promoção: é importante perceber se ela é ou não o melhor negócio;

- Comparar os preços praticados nas promoções com os que são praticados em outras lojas (mesmo que estas não estejam com descontos) de forma a perceber se a campanha é realmente vantajosa.

Comparar preços nunca foi tão fácil. Dependendo do produto ou do serviço que deseja adquirir, existem outros sites ou plataformas onde também o pode fazer, como o komparaki ou o Shopmania. Mesmo que não compre online, no site da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) pode saber qual o preço que o artigo que quer comprar custa nas lojas.

No COM.escolha, uma ferramenta interativa disponibilizada pela ANACOM, pode consultar os tarifários dos operadores para os serviços de televisão, Internet fixa e móvel e telefone fixo e móvel, quer sejam prestados de forma autónoma ou em pacote. Os seus utilizadores podem também fazer simulações para ver qual o tarifário que melhor se adequa às suas necessidades.

No Mais Gasolina pode comparar o preço dos combustíveis. E se a viagem for mais longa, o Skyscanner e o momondo ajudam-no a comparar os preços de milhares de voos em todo o mundo. Já se precisar de um sítio onde ficar, pode consultar os sites Trivago ou Booking.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.