O Manchester United é o maior clube do mundo. É o que se diz por aí, e foi o que disse em viva voz Richard Arnold, managing diretor do clube e chairman da sua fundação, no painel “Marketing the greatest club in the word”, no segundo dia da Web Summmit, conferência de tecnologia que decorre em Lisboa.
Para justificar a frase, o responsável por todos os aspetos comerciais do Man United mostra os números: “somos seguidos por 659 milhões de adeptos em todo o mundo”. A comunicação é feita através de “12 plataformas”, que engloba as tradicionais edições em papel do “jogo do dia” e revista mensal, passando pela MUTV (primeira televisão de clubes nascida em 1998), site, redes sociais e app’s.
A linguagem do futebol, o desporto número um ao nível mundial, é universal, mas a globalidade do clube obriga o Man United a ser poliglota. “Falamos 20 línguas”, esclareceu Richard Arnold.
Se o jogo futebol se desenrola, por norma, durante 90 minutos nos relvados, o mundo de hoje passa 24 horas, sete dias por semana, pelas redes sociais. E nesse campo, o clube treinado por José Mourinho tem uma base de fiéis seguidores de “130 milhões, sendo 25 milhões no Facebook, 13,8 milhões no Instagram e 13,2 no Line”.
Comunicar bem com toda esta base de apoio é o segredo. “Procuramos encontrar os fãs onde eles estiverem. Temos uma história para contar, criamos uma comunicação, damos-lhes a exclusividade e a oportunidade de partilha, falamos na língua deles, temos uma mensagem que se lê em qualquer plataforma (computadores, televisões, telemóveis e tablets) e partilhamos estatísticas”.
Pogba, o nome mais procurado no Google
Paul Pogba assinou esta época com o Manchester United. A transferência foi a mais alta de sempre ao nível mundial (105 milhões de euros). Mas os recordes não ficam por aqui, esclarece o responsável do Man United. “A campanha de social media bateu todos os recordes, foi a história mais lida de sempre no site, o post no instagram com mais interação, teve o maior número de retweet e foi a palavra mais procurada no Google”.
Os milhões e milhões de likes, partilhas e comentários no Facebook estão acima de “qualquer clube, evento desportivo ou celebridades como o Justin Bieber”, demonstrou o responsável através da apresentação que trouxe a Lisboa. “Com mais de 25 milhões de likes, partilhas e comentários estamos acima da religião A”, disse.
O trailer e a campanha do filme “Deadpool” resultou em “13.1 milhões de views e 154 mil partilhas, a maior de sempre na história do Man United”, rematou Ricard Arnold.
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