O eSports consiste em jogos eletrónicos submetidos a um formato de competição. Pela primeira vez em Portugal, podemos assistir a esta prática em larga escala: o Moche XL eSports é a maior competição realizada no sul da Europa.

Nos dias 9 e 10 de junho vão estar presentes na Altice Arena as melhores equipas e jogadores nacionais e internacionais dos jogos eletrónicos League of Legends, CS:GO, FIFA, Clash Royale.

Ricardo “Fox” Pacheco, o melhor jogador português de CS:GO (Counter-Strike), é um dos gamers mais desejados no Moche XL eSports.

“Espero um torneio grande, com boas equipas, excelentes condições e boa organização. Se tivermos mais torneiros deste género ao longo dos próximos tempos, poderemos ver melhorias na situação dos eSports em Portugal”, disse o jogador, de 31 anos, ao SAPO24.

Se por um lado os jogadores são estimulados a marcar presença no evento - o “prize money” é de 100 mil euros -, os visitantes também são esperados em peso. A Altice Arena conta receber 20.000 gamers e mais de 5 milhões de pessoas que vão acompanhar o espetáculo online.

O Moche XL eSports pretende ainda relacionar o gamming com a tecnologia e inovação ao ter um palco reservado para o empreendedorismo. As portas estarão abertas a várias escolas, universidades e às pequenas marcas de material informático para o gaming.

Também alguns youtubers de gaming, produtores de conteúdos e startups vão ter a oportunidade de fazer parte de algumas atividades. Ric Fazeres é youtuber de gaming há mais de 7 anos e tem, em média, 200 mil visualizações diárias.

Para o Youtuber, que vai estar presente no evento, o gaming é um “escape” capaz de “divertir as pessoas” e “produzir conteúdo”.

O eSports em Portugal conta com mais de 400.000 jogadores e é a maior tendência mundial, com eventos que recolhem mais de 1 milhão de visualizações online.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.