Chama-se XiaoHongXu, em inglês RedNote. É uma app chinesa que explodiu nos últimos dias e está no top de downloads da App Store nos Estados Unidos.

Está neste momento no centro das atenções depois de mais de meio milhão de utilizadores do TikTok se  terem juntado recentemente à rede social.

As aplicações são muito parecidas e se a “proibição” do TikTok (prevista para o próximo domingo) se confirmar,  os utilizadores vão poder continuar a partilhar vídeos e conteúdos de uma forma bastante semelhante à do TikTok.

Como tudo começou?

O RedNote foi lançado em 2013 como uma aplicação de compras, o primeiro nome foi “Hong Kong Shopping Guide” (Guia de Compras de Hong Kong).

Quando apareceu, o público alvo eram turistas chineses que procuravam recomendações de produtos fora da China.

Atualmente, na China a aplicação conta com mais de 300 milhões de utilizadores mensais, a maioria jovens mulheres. É usado como o principal motor de pesquisa de recomendações sobre beleza, moda, viagens e comida.
Em 2024, lucrou cerca de seis mil milhões de dólares.

A principal diferença

Para além da interface misturar vídeos, fotografias e textos mais longos, a aplicação está toda em chinês.

Este último é o desafio para os americanos e para a própria app que, segundo fontes próximas da empresa, já está em esforços para adaptar-se à nova comunidade e começar a pensar em melhorar a versão em inglês.

O que vamos encontrar

Um mundo confuso. Quem instalar a RedNote agora vai encontrar um ambiente estranho e até cómico.

Por um lado, temos os vídeos de utilizadores chineses que já faziam parte da RedNote, por outro, os recém-chegados: jovens americanos que se intitulam como “Refugiados do TikTok”.

Os “refugiados” partilham, por exemplo, vídeos de apresentação pessoal e do tipo de conteúdos que vão publicar ou simplesmente  vídeos cómicos onde dizem “não estar a perceber nada”.

Existem também vídeos de boas-vindas aos novos usuários que seguem a trend “Welcome Refugees”.

Esforço em vão?

O RedNote é frequentemente considerado como uma adaptação da China ao Instagram. O nome chinês, Xiaohongshu traduz-se para “Pequeno Livro Vermelho”, uma frase tradicionalmente associada a uma coleção de ensinamentos do líder comunista chinês Mao Tsé-Tung.

O TikTok vai ser removido da App Store da Apple e do Google Play no dia  19 de janeiro de 2025 para restringir a influência da China nos EUA.

Por esta razão, muitas pequenas empresas já estão a migrar para plataformas alternativas como o Instagram Reels, YouTube Shorts e Snapchat. Os empreendedores estão a arquivar os  conteúdos do TikTok para reutilizá-los nestas plataformas americanas.

Em resposta a esta reação, o próprio TikTok já demonstrou interesse em vender a aplicação a Elon Musk, uma figura cada vez mais próxima de Donald Trump e com um papel relevante no futuro governo dos EUA.

Neste contexto, a euforia em torno da aplicação RedNote pode ser sol de pouca dura, uma vez que a app chinesa deve entrar rapidamente na mira do governo americano.

Fará sentido os utilizadores estarem a substituir o TikTok e a migrar para outra aplicação chinesa que ainda por cima tem mais conteúdo em mandarim?