Na conferência Uber Elevate Summit, a empresa apresentou um aparelho de descolarem vertical (VTOL, em inglês) que está a desenvolver e que oscila entre o automóvel voador e uma espécie de helicóptero em miniatura.

"É um conceito de veículo, não existe nada ainda", explicou à AFP Eric Allison, diretor do Uber Elevate, o programa aéreo da empresa, durante a conferência de dois dias da empresa em Los Angeles.

"Assim como os arranha-céus aliviaram um problema de congestão residencial e comercial, o UberAIR também irá [resolver um problema de mobilidade] na vertical", afirmou Nikhil Goel, diretor de produtos do Uber Elevate. "O nosso objetivo é melhorar radicalmente a mobilidade global", acrescentou.

A Uber anunciou no ano passado que esperava fazer a primeira demonstração do seu protótipo em 2020 e arrancar com a fase comercial três anos depois, com os Jogos Olímpicos de 2028 na mira.

O plano inicial prevê que os voos sejam pilotados por um humano, mas a empresa não descarta uma automatização no futuro.

"Acreditamos que é possível reduzir os custos para que estes veículos sejam equivalentes a um automóvel", afirmou Eric Allison Allison. Já Nikhil Goel explicou que a aeronave será totalmente elétrica — e consequentemente não poluente — e que poderá voar de 240 a 320 km/h com uma autonomia de 96 km.

Na conferência em Los Angeles, a Uber mostrou imagens dos seus futuros "aviões-táxi" ou "carros voadores", dignos de um filme de ficção científica de Ridley Scott "Blade Runner".

créditos: AFP PHOTO / Robyn Beck

Foram apresentados ainda neste encontro protótipos da fabricante brasileira Embraer, da eslovena Pipistrel e da americana Karem Aircraft.

A Uber — que anunciou uma nova aliança com a NASA e outra com a Força Aérea dos Estados Unidos — relevou também desenhos feitos por empresas de arquitetura dos "vertiportos", uma espécie de heliporto com várias plataformas situados no topo dos arranha-céus.

Elon Musk, fundador da Tesla, outro gigante das tecnologias da mobilidade em Silicon Valley, está a apostar num método oposto ao da Uber para combater o trânsito em Los Angeles: um gigantesco sistema de túneis.