Estas fontes reais serviram de inspiração a Mohamed El Khatib para, sozinho, em palco, reconstruir a história de um luto, do luto de sua mãe.

A história remonta a 2012, quando Mohamed El Khatib fazia uma residência artística, em Bruxelas, em torno do que chamou “escrita do íntimo”, uma procura que o levou a examinar modos de traduzir a sua língua materna, o árabe, para uma linguagem teatral, através de entrevistas feitas à sua própria mãe.

A meio do processo, porém, perdeu a interlocutora, estabelecendo um choque entre vida e obra.

“Acabar em beleza” foi, assim, segundo o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), a possibilidade de retomar o trabalho artístico que explora as modalidades de diálogo, a partir da noção de fragmento.

“De fragmento de uma relação, de uma história, de uma paisagem, fragmento da língua materna, da linguagem teatral, da escrita, de tudo o que restará de uma mãe e de um filho, depois da morte da primeira”, sublinha o teatro, na apresentação da obra.

A peça, em francês, com legendas em português, materializa-se assim, de acordo com o TNDM II, num momento intimista, interpretado pelo autor.

“Acabar em beleza” será representada nos dias 18, 19 e 22, às 19:00, e nos dias 23 e 25, às 21:30, e, no dia 24, às 19:00 e às 21:30.

No dia 25, às 18:00, será lançado o livro “Acabar em beleza”, uma edição do TNDM II, numa sessão que conta com o autor, Mohamed El Khatib, e com o diretor do teatro, Tiago Rodrigues.

O texto “Finir en beauté”, publicado pela editora Les Solitaires Intempestifs, recebeu o Grande Prémio de Literatura Dramática 2016, do Ministério da Cultura e da Comunicação de França.

Com texto, conceção e interpretação de Mohamed El Khatib, o espectáculo tem ambiente visual de Fred Hocké, ambiente sonoro de Nicolas Jorio e produção da companhia francesa Zirlib, em associação com o Théâtre d’Arras e o Théâtre de Vanves – Centre Dramatique National Orléans/Loiret/Centre Scène Nationale de Sète et du Bassin de Thau.

Mohamed El Khatib é um artista associado do Théâtre de la Ville, em Paris, e do Centre Dramatique Régional de Tours-Théâtre Olympia, acompanhado pelo L’L — Lieu de recherche et d’accompagnement pour la jeune création, de Bruxelas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.