O vídeo foi feito pela cineasta norueguesa Silje Ensby com o construtor de caiaques dinamarquês Anders Thygesen, que aprendeu sozinho a construir este tipo primitivo de barcos.

O documentário quer mostrar como eram construídos os iqyax aleutian (caiaques), segundo o método dos aleútes - povo indígena das ilhas Aleutas, um arquipélago perto do Alasca. Para chegar o mais perto possível dos caiaques tradicionais, o artesão tentou "entrar na cabeça dos antigos construtores", analisando desenhos e imaginando como seria o trabalho.

Veja o vídeo.

Thygesen é de Vestoffen, na Noruega, e usa uma capela de madeira como oficina, onde também organiza cursos de construção de caiaque.

A cineasta participou numa destas aulas, em 2013, e ficou interessada em Thygesen e no seu processo de construção único. Decidiu fazer um documentário curto sobre o artesão.

O filme é parte de um projeto onde é documentado o artesanato e os artesãos tradicionais. Ensby fez, anteriormente, vídeos sobre construção tradicional de esquis e está, atualmente, a trabalhar num filme sobre como fazer cordas, em Hardanger, na Noruega.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.