A denominação de "ganhão" era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

Com palco no parque de feiras e exposições da cidade, a 25.ª edição deste festival gastronómico, que decorre até ao próximo domingo, com entrada gratuita, conta com a participação de oito tasqueiros, com áreas destinadas a quem pretender petiscar, e quatro doceiros.

António Serrano, da organização do evento, a cargo da câmara municipal, disse hoje à agência Lusa que o certame "aposta na genialidade da gastronomia tradicional alentejana e na figura dos ´ganhões` como forma de promoção e valorização turística do concelho de Estremoz".

"Durante quatro dias, o parque de feiras receberá milhares de visitantes, que vêm à procura dos saberes e dos sabores tradicionais pelos quais Estremoz é sobejamente conhecida e reconhecida", realçou.

Segundo o responsável da organização, os pratos típicos da região, como as migas, açorda, cachola e a sopa de cação, vão estar acompanhados dos vinhos de Estremoz, dos queijos, enchidos, frutos secos e da doçaria alentejana.

O certame conta ainda com expositores de produtos regionais e de artesãos do concelho, com destaque para os bonecos de Estremoz, em barro.

O programa de animação inclui, entre outras iniciativas, uma noite de fados, na quinta-feira, atuação de grupos de música tradicional portuguesa e ranchos folclóricos.

A "Cozinha dos Ganhões" é, segundo a autarquia, um evento de promoção turística do concelho, que pretende valorizar as tradições e os costumes deste concelho e do Alentejo e que tem para oferecer, "sabor, saber, tradição e convívio".

Paralelamente decorre também a 4.ª edição da feira "Estremoz Caça, Pesca e Atividades na Natureza", com a participação de dezenas de expositores, num dos pavilhões do parque de feiras, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.