"Dido e Eneias" estará em palco até 22 de outubro, com música de Henry Purcell, inspirada naquela ópera barroca do compositor inglês, sobre uma trágica história de amor.
Este novo trabalho é o resultado de um convite da anterior diretora artística da CNB, Luísa Taveira, que levou os dois coreógrafos a fazerem uma viagem pelo território barroco, alicerçada numa pesquisa musical e dramatúrgica, com a colaboração do escritor Gonçalo M. Tavares.
"Dido e Eneias" foi a primeira e a única ópera composta pelo compositor barroco inglês Henry Purcell e é considerada a primeira ópera de fôlego inglesa, inspirada no quarto livro da "Eneida" de Virgílio.
Retrata a vida trágica da rainha de Cartago, Dido, assombrada pela responsabilidade de governar e pela impossibilidade de concretizar o amor com o guerreiro troiano Eneias.
Com direção e coreografia de António Cabrita e São Castro, a peça tem Gonçalo M. Tavares na assistência à dramaturgia e figurinos de Nuno Nogueira, com interpretação de bailarinos da CNB.
O ensaio geral solidário decorrerá na quarta-feira, às 21:00, no Teatro Camões, revertendo o resultado da bilheteira a favor da Associação Dress For Success, a Refood Cascais, a Associação CLIP – Recursos e Desenvolvimento e o CEPAC – Centro Padre Alves Correia.
Comentários