O palco desta edição foi montado na Altice Arena, no Parque das Nações, o ‘quartel-general’ do concurso, que Portugal venceu pela primeira vez no ano passado, com a canção “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral.

Esta quinta-feira competem Noruega, Roménia, Sérvia, São Marino, Dinamarca, Rússia, Moldávia, Holanda, Austrália, Geórgia, Polónia, Malta, Hungria, Letónia, Suécia, Montenegro, Eslovénia e Ucrânia.

Além destes países, serão ainda apresentadas as canções da Alemanha, França e Itália.

Portugal, por ser o país anfitrião, está automaticamente apurado para a final. Cláudia Pascoal dá a voz ao tema “O Jardim”, composto por Isaura, que foi esta terça-feira apresentado na primeira semifinal.

São estes os temas que vai ouvir na segunda semifinal da Eurovisão
São estes os temas que vai ouvir na segunda semifinal da Eurovisão
Ver artigo

Alemanha, França e Itália também só competem na final, mas por fazerem parte do grupo dos chamados ‘Big 5’ (que inclui ainda Espanha e Reino Unido), os países que contribuem com mais verbas para a European Broadcasting Union (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso.

Dos 18 países em competição na quinta-feira, os dez com maior pontuação passam para a final, marcada para sábado. A pontuação é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Alemanha, França e Itália.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela EBU em parceria com a RTP, em Lisboa.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.