Alguns compareceram ao leilão por mera curiosidade, outros para levar alguma peça do hotel parisiense, que teve hóspedes tão célebres quanto Coco Chanel, Michel Proust, Hernest Hemingway e a princesa Diana. Cerca de mil interessados assistiram ao primeiro dia de leilão organizado pela casa Artcurial.
Entre os objetos e móveis oferecidos estavam expostas cortinas, acessórios de banho, entre outros. Alguns lotes alcançaram mais de três vezes o valor inicial estimado.
As peças mais importantes foram duas esculturas estimadas em 10 mil euros, que foram vendidas por 54.600 euros a um comprador da Internet. Uma banheira do século XIX, apresentada como "a primeira" do hotel Ritz, fundado em 1898, encontrou um comprador por 7.800 euros, que ainda terá que fazer alguns reparos.
A cesta para cachorros "de estilo Luís XVI" conquistou um interessado que pagou 2.600 euros. "Também pode ser adaptada para gatos", ressalva Stéphane Aubert, um dos comissários da venda.
E elegância e o prestígio do Ritz fazem-se sentir. Um sofá de três lugares estilo Luís XV foi vendido por 8.800 euros, mais de dez vezes a sua estimativa inicial.
Inclusive peças cuja utilidade era incerta agradaram alguns curiosos que acabaram por avançar para a compra, como, por exemplo, um conjunto de três porta-estandartes por 650 euros, para "receber delegações em sua casa", ironizou Aubert.
"Os preços de base são bem baixos, é muito atrativo. Não surpreende que se venda tão caro e tão rápido. É o Ritz, isso tem um lado simbólico e único", diz Raphaelle Mattart, de 23 anos, que viajou de Liege, na Bélgica, para o seu primeiro leilão.
O Ritz é famoso por ter sido cenário de vários filmes, como "Love in the Afternoon" (1957), de Billy Wilder. Em 1997, a princesa Diana, que estava hospedada neste hotel, perdeu a vida num acidente de trânsito quando fugia dos paparazzi.
Por Anne-Laure Mondesert / AFP
Comentários