Mimicat é o nome artístico da cantora portuguesa Marisa Mena, de 38 anos, que se candidatou ao Festival da Canção, submetendo “Ai Coração”. A cantora já tinha participado em 2001 numa das semifinais do festival, com o nome Izamena.

Na votação do júri regional, houve um empate entre as canções de Mimicat e de Edmundo Inácio, mas na votação do público, os 12 pontos foram para a canção “Ai Coração”.

Recorde aqui a canção vencedora: "Ai Coração", de Mimicat.

As 13 canções em competição foram “Encruzilhada” (composta e interpretada por Churky), “Nasci Maria” (Cláudia Pascoal), “Viver” (SAL), “Ai Coração” (Mimicat), “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown), “Endless World” (Neon Soho), “Sapatos de Cimento” (composta por Quim Albergaria e interpretada por Esse Povo), “Povo” (Ivandro), “A festa” (Edmundo Inácio), “Goodnight” (Bárbara Tinoco), “Tormento” (Voodoo Marmalade), “Fim do mundo” (Inês Apenas) e “World needs therapy” (Dapunksportif).

A final do Festival da Canção contou com atuações de Salvador Sobral, Maro, David Fonseca e dos Jesus Quisto, a banda que nasceu da série de ficção “Pôr do Sol”, transmitida pela RTP.

O 67.º Festival Eurovisão da Canção vai decorrer em Liverpool, no Reino Unido, em maio. As duas semifinais estão marcadas para os dias 9 e 11 de maio, e a grande final para o dia 13. Portugal vai atuar na primeira semifinal.

No ano passado, a canção “Saudade, Saudade”, composta e interpretada por MARO, acompanhada ao vivo por mais quatro cantoras portuguesas, foi a vencedora do Festival da Canção.

O tema ficou em 9.º lugar no 66.º Festival Eurovisão da Canção, que aconteceu em Turim, Itália.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.