Intitulada “(a)Riscar o Património - Museu Nacional dos Coches", a exposição será inaugurada pelas 18:00, com uma seleção de desenhos digitalizados e impressos, e em vários cadernos de originais que, através de técnicas, suportes e traços distintos, representam o museu e o seu acervo duma forma criativa.
Esta exposição resulta da parceria entre o projeto "(a)Riscar o Património", da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e os Urban Sketchers Portugal, iniciada em 2014, e que tem vindo a contar com um número crescente de participantes nos eventos que organiza anualmente, segundo o museu.
A principal atividade deste projeto tem lugar no último fim-de-semana de setembro, integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) e consiste, essencialmente, num encontro de desenho de rua, sempre ligado ao tema das JEP e à representação do património.
A exposição estará patente no Museu Nacional dos Coches até 07 de janeiro de 2019.
Localizado em Belém, o Museu Nacional dos Coches é o mais visitado em Portugal e recebeu novas instalações em 2015, embora o original, instalado no Picadeiro Real, date de 1904, criado pela rainha D. Amélia, e ainda esteja em funcionamento, com parte da coleção.
O museu possui uma coleção de coches e outras viaturas antigas considerada única no mundo dentro do género, percorrendo a evolução técnica dos transportes de tração animal, e a variada arte decorativa e ornamentação das viaturas.
Comentários