A música ironiza a glória do dirigente russo, que procura atualmente assegurar um quarto mandato, o que, em caso de vitória, o manterá no poder até 2024.

O tema "Putin" venceu o prémio de melhor arranjo intrumental e vocal

"Ele consegue fazer funcionar um reator nuclear com o hemisfério esquerdo do seu cérebro", canta Randy Newman, de 74 anos. "Quando ele tira a camisa, deixa as mulheres loucas, quando ele tira a camisa, tenho vontade de ser mulher", ironiza.

Grammy 2018. A noite foi de Bruno Mars
Grammy 2018. A noite foi de Bruno Mars
Ver artigo

No final da canção, as mulheres do coro tomam a palavra, supostamente em representação da voz do povo russo. "Levar-nos-à à terra prometida", dizem. "Tem razão, maldição", responde, "porque sou o 'Putin Man'".

Nascido a 28 de novembro de 1943, em Los Angeles, Randy Newman, talentoso compositor, já conquistou seis prémios Grammy e duas estatuetas dos Óscares, Randy Newman escreveu canções mais clássicas, como "I Love L.A." ou um dos temas do filme "Toy Story", "You've Got a Friend in Me". Também é conhecido pelos seus títulos satíricos como "Sail Away".

As eleições presidenciais na Rússia têm lugar a 18 de março, com os analistas a considerar que Vladimir Putin, de 65 anos, será reeleito no escrutínio com um resultado histórico de mais de dois terços dos votos, permitindo-lhe permanecer no Kremlin até 2024. A principal voz da oposição na Rússia atualmente é Alexei Navalny, o líder da oposição extraparlamentar, que foi detido a 28 de janeiro em Moscovo, pela polícia, enquanto milhares de pessoas se manifestavam, seguindo o seu apelo para denunciarem a “fraude” das eleições presidenciais de 18 de março.

Navalny já considerou que, com a vitória de Putin garantida, as autoridades não vão manipular os resultados de março mas antes a taxa de participação, pelo facto de a abstenção nas últimas legislativas de setembro de 2016 ter ultrapassado 50% dos eleitores inscritos.

Na 60ª edição dos Grammy Awards, Bruno Mars foi o grande vencedor na noite, tendo conquistado prémios nas seis categorias para as quais estava nomeado, entre eles o que álbum do ano, canção do ano e gravação do ano, defraudando as expectativas de Kendrick Lamar ou Jay-Z.

Alessia Cara foi considerada a melhor artista revelação, sendo a única mulher a ganhar uma das mais importantes distinções da noite em que se celebra a música.

Veja aqui a lista completa de premiados nos Grammy deste ano.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.