O Natal na capital italiana está a ser marcado por um pinheiro. Devia ser o símbolo maior da época na cidade, mas acabou a ser comparado com o declínio de Roma. A árvore de 20 metros, na baixa romana, “é uma desgraça”, diz um habitante da cidade, no centro de Itália. “Até dói olhar para esta árvore de Natal”, conta à agência Reuters.

Os locais deram-lhe uma alcunha — Spelacchio — que reflete o aspeto sarnento do pinheiro. Spelacchio é qualquer coisa como depenado, algo que perdeu parte do pêlo, ou das folhas, sendo neste caso uma árvore.

Há quem chegue a comparar o pinheiro — que já foi oficialmente dado como morto — a um piaçaba. Mas a árvore, que outrora fora imponente num bosque a 700 quilómetros de Roma, perto da fronteira com a Áustria, custou quase 50 mil euros para ser levada para a Piazza Venezia.

“Como podem pô-la em Roma? Numa capital como Roma?”, indaga a mesma mulher.

Mas puderam. Puderam e ela lá está. Nas redes sociais, o Spelacchio tem tido bastante sucesso, como marco da decadência. A cidade tem estado a evidenciar algum desgaste nas suas infraestruturas. Há buracos nas estradas, lixo por recolher e jardins mal conservados, onde as ervas chegam a ter a altura de um homem. Até o papa Francisco já alertou para a degradação da cidade.

Também por isso, muitas pessoas têm apontado o dedo a Virginia Raggi, a presidente da autarquia local. Raggi, que lidera o Movimento 5 Estrelas, tentou a acalmar as queixas e diz que a árvore foi decorada de uma forma “simples e refinada”.

“Está claramente morta e representa um embaraçoso espetáculo para os cidadãos e para os turistas”, diz a Codacons, um grupo de consumidores, que já pediu uma investigação aos gastos com o transporte da árvore.

“A que está no Vaticano é muito melhor. Deviam trocá-la”, diz François Mallet, um turista francês.

Os romanos, porém, não têm inveja da árvore da Santa Sé, mas sim da que está em Milão, no norte do país. Diz a Reuters que veem nela um sinal de como a capital financeira italiana ultrapassou Roma em prestígio e riqueza.

Nas redes sociais, o Spelacchio tem direito a conta no Twitter (@spelacchio) e a hashtag #Spelacchio reúne milhares de mensagens a dar as condolências, a criticar ou simplesmente a perguntar como foi aquela árvore nua parar ao centro de Roma.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.