A revista Songlines vai programar estes concertos, que terão lugar todas as últimas sexta-feiras de cada mês no The Pheasantry, parte da cadeia de restaurantes Pizza Express.
A iniciativa, intitulada "Songlines Fado Series", tem o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Reino Unido.
Os responsáveis querem aproveitar a existência de um público que já aprecia a música portuguesa, popularizada nos últimos anos no Reino Unido por Mariza e Ana Moura.
Simon Broughton, diretor da revista, afirmou à Lusa que esta será uma oportunidade para apresentar artistas menos conhecidos e que farão assim a estreia em palcos britânicos, com exceção de Cláudia Aurora, que reside no Reino Unido.
O primeiro concerto será a 30 de junho, com a atuação de Luísa Rocha, seguida por Raquel Tavares a 28 de julho, Duarte a 25 de agosto e Cláudia Aurora a 29 de setembro.
A deslocação de Luísa Rocha será aproveitada pela BBC Radio 3 para fazer uma gravação para o programa de música internacional "World at 3".
O espaço, localizado no bairro de Chelsea, faz parte de um edifício considerado património histórico que remonta ao século XVIII e na cave do qual funcionou a partir dos anos 1930 um cabaré.
Nos apartamentos por cima viveram artistas como o guitarrista Eric Clapton e no palco tocaram músicos como Lou Reed e Queen.
The Pheasantry situa-se em King's Road, uma rua atualmente com um perfil mais distinto, mas que nos anos 1960 e 1970 era um dos centros da vida artística e criativa da capital britânica.
Atualmente, o espaço é conhecido pelos concertos de jazz e outros tipos de música, tendo, em 2012, sido finalista nos prémios de Lifestyle de Londres na categoria de melhor sala de música ao vivo, atribuído ao Royal Albert Hall.
O grupo Pizza Express foi fundado em 1965 e tem uma relação antiga com a música, passando a acolher concertos de jazz nos seus restaurantes poucos anos depois.
Atualmente, possui mais dois espaços com música em Londres, onde aturam artistas como Amy Winehouse, Dianna Krall, Norah Jones, Sting ou Ella Fitzgerald.
A sala tem uma capacidade de cerca de 75 lugares o que, segundo o publisher da Songlines, Paul Geoghegan, oferece um ambiente "mais íntimo" para os fadistas.
Comentários