“No atual contexto de crise sanitária em que vivemos, faz sentido lembrar que o mês de abril é tradicionalmente uma época de grande significado em termos de renovação, reflexão e luta pelos direitos humanos”, afirma o comissariado do PNC em nota divulgada na página da Direção-Geral de Educação.

Sem ter atualmente atividades de literacia cinematográfica nas escolas, porque estas estão encerradas por causa da covid-19, o PNC propõe para este mês cinco filmes em língua portuguesa que foram disponibilizados na Internet — na plataforma Vimeo e RTP Play — e todos eles sobre “temas que os alunos podem e devem conhecer melhor”.

Entre as escolhas estão o documentário “Cartas a uma ditadura”, de 2006, de Inês de Medeiros, sobre “a condição feminina em tempos de ditadura”, e ainda “História trágica com final feliz” (2005), de Regina Pessoa, e “Gesto” (2012), de António Borges Correia, ambos sobre “inclusão e o direito à diferença”.

Estão ainda disponíveis online dois filmes sobre “desenvolvimento pessoal e a abertura ao outro”: “Viagem a Cabo Verde” (2010), animação de José Miguel Ribeiro, e “Central do Brasil” (1998), do realizador brasileiro Walter Salles.

A propósito da situação de confinamento e isolamento social, o comissariado do Plano Nacional de Cinema recorda que “a fruição cultural é uma prática essencial para as crianças e os jovens, e ver e ouvir em casa um filme, uma peça de teatro ou um concerto não é apenas uma questão de entretenimento”.

“Defendemos que as ficções mais arrebatadas ou irreais podem desempenhar um papel social fundamental que é preciso valorizar, e podem e devem ser estudadas e refletidas com os alunos”, sustenta.

O Plano Nacional de Cinema, comissariado por Elsa Conde, foi criado em 2013 pelos ministérios da Cultura e da Educação, para promover a literacia para o cinema junto dos mais novos e através das escolas.