Poço de Thor

Poço de Thor

Localizado na costa de Oregon, nos Estados Unidos, este poço desenvolveu-se depois de um longo período de ação geológica. É uma interessante atração turística mas para chegar a este local é necessário alguma precaução.

Poço de Chand Baori

Chand Baori

Construído entre os séculos VIII e IX, este é um dos poços mais famosos do mundo. Esta impressionante obra de arquitetura, com mais de 1000 anos de história, é constituída por cerca de 3500 degraus divididos por 13 andares e com uma profundidade de 30 metros.

É um dos pontos mais turísticos da Índia, localizado a 95 quilómetros de Jaipur. Foi a principal fonte de abastecimento de água na região do Rajastão durante vários séculos.

Cratera de Darvasa

Cratera de Darvasa

Localizada no Turcomenistão, esta cratera também conhecida como a Porta para o Inferno, pelo seu interior estar em chamas desde 1971 graças aos depósitos de gás natural da zona, é fruto da mão do homem.

Tudo aconteceu quando engenheiros da então União Soviética identificaram a zona como uma boa fornecedora de gás. No entanto, durante as escavações a equipa de trabalho encontrou uma caverna subterrânea, de grande profundidade, repleta de gás tóxico. A decisão, na altura, foi queimar o gás que, segundo as expectativas, se extinguiria em alguns dias. Na verdade, o fogo continua ativo há várias décadas e não há previsão para a sua extinção.

Mina de diamantes Diavik

Mina de Diamantes de Diavik

Situada no norte do Canadá, próxima do Círculo Polar Ártico, a mina de diamantes de Diavik dá direito a imagens aéreas impressionantes.

Esta mina produziu diamantes que estão entre as pedras preciosas mais procuradas no mundo. O seu processo de exploração terminou em 2012.

Grande Buraco Azul

Grande Buraco Azul

Localizado na Barreira de Recifes Lighthouse, a cerca de 50 milhas a leste da cidade de Belize, este grande círculo azul escuro destaca-se nas águas turquesa das Caraíbas.

Este buraco é um círculo quase perfeito, de cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade e é visível do espaço tendo sido captado, em 2009, por um satélite da NASA. É uma grande atração para turistas e mergulhadores.

Piscina natural "Morning Glory"

Piscina natural "Morning Glory"

Localizada no parque nacional de Yellowstone, em Wyoming, esta fonte termal é composta por cores vibrantes que a tornam numa beleza única.

É considerada a maior fonte de água quente do país e a terceira maior do mundo.

Descarregador "Glory Hole"

Descarregador "Glory Hole"

Se o caso anterior é fruto da natureza, este é o resultado da mão do homem. Situado na Represa Monticello, no Lago Berryessa, no norte da Califórnia, este buraco trata-se de um grande dreno que suga as águas desta albufeira quando chega a determinados níveis de altura.

Foi construído em conjunto com uma barragem entre os anos de 1953 e 1957. Este é o maior descarregador do mundo com 72 metros de diâmetro.

Buracos no Mar Morto

Buracos no Mar Morto

Com o recuo das águas do Mar Morto, desde a década de 1980, têm surgido cada vez mais buracos à medida que este grande lago tem secado. O resultado são imagens impressionantes como a que vemos aqui.

Cratera na Guatemala

Cratera na Guatemala

Em 2010, uma enorme cratera com 60 metros de profundidade e 20 metros de diâmetro abriu no centro da cidade da Guatemala. A razão apontada para este fenómeno foram as fortes chuvas da tempestade Agatha.

Já em 2007 um fenómeno semelhante tinha acontecido em outra zona da cidade.

The Big Hole

The Big Hole

Trata-se do maior buraco do mundo feito à mão. Esta cratera deve-se à exploração mineira na zona de Kimberly, na Áfica do Sul, tendo sido explorado entre 1866 e 1914. Ocupa um espaço de 17 hectares.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.