Há mais ou menos ano e meio, Inês Bernardo e José Mário Silva, ambos jornalistas, decidiram juntar duas paixões: literatura e podcasts. E assim nasceu o “Biblioteca de Bolso”, um podcast em que Inês e José Mário convidam alguém para escolher três livros e falar sobre eles.

“A melhor forma de recomendarmos um livro é falar entusiasticamente dele”, diz Inês. “O programa é muito diferente” consoante o convidado, continua José Mário. “Há pessoas mais vagarosas e racionais e outras mais impulsivas e emocionais; algumas falam muito do livro em si e do seu conteúdo, outras falam da experiência de leitura e do momento em que o fizeram”, conta.

Pedro Vieira, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares, Rui Zink, José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa ou Alice Vieira são alguns dos nomes que já passaram pelo podcast. E quase todos assumiram as suas “dívidas de inspiração” para com os escritores e livros que foram, de alguma forma, importantes para si. No fundo, o “Biblioteca de Bolso” acaba por funcionar como um espaço onde cada convidado tem a oportunidade de “saldar essa dívida”.

E convidados futuros? Três desejos: Eduardo Lourenço (“gostávamos muito de o ter”), Marcelo Rebelo de Sousa e Julião Sarmento.

O 'boom' da criação de podcasts que tem existido nos últimos meses foi também abordado, nomeadamente as dificuldades inerentes à difusão de um novo tipo de conteúdo. “O conceito ainda não é percetível por muitas pessoas. Se não sabes o que é, não vais procurá-lo”, diz Inês. “O próprio meio terá de arranjar forma de chegar às pessoas” porque “todas as pessoas gostam de ouvir a voz humana (...), há uma intimidade diferente” que os podcasts têm e, por isso, não há “razão nenhuma para não chegarem a um público maior”, conclui José Mário.

Os episódios do “Biblioteca de Bolso” podem ser ouvidos no Soundcloud e no iTunes.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.