Promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com sede em Peso da Régua, distrito de Vila Real, o Port Wine Day foi instituído em 2014 e faz uma homenagem ao vinho produzido no Douro, a mais antiga e regulamentada região demarcada do mundo.

Foi a 10 de setembro de 1756 que foi criada a Região Demarcada do Douro, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, pelo Marques de Pombal.

A 6.ª edição, que decorre nos dias 07, 08 e 10 de setembro, inclui provas de vinhos, jantares vínicos, declaração de ano vintage (2017), festas ao pôr-do-sol e cerimónias de entrega de prémios, ações que se estenderão ao longo do vale do Douro.

Segundo informou hoje o IVDP, em comunicado, uma das novidades da edição 2019 é a atribuição de prémios, subordinados aos temas: Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação, a projetos que se destacaram na Região Demarcada do Douro.

“Tais distinções evidenciam, igualmente, a vitalidade de uma região, o esforço das comunidades durienses e o envolvimento de todos na preservação de um território único”, disse o instituto público em comunicado.

A entrega dos prémios decorre durante o jantar "Douro Sustentável", a ter lugar no Museu de Lamego, no dia 10 de setembro.

“Uma oportunidade para sobretudo brindarmos às pessoas”, afirmou o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.

Para o responsável, “o Douro é fundamentalmente o resultado da abnegação, dedicação, pertinácia, empenho e competência daqueles que escolheram amar sem premissas aquela terra”.

“O objetivo do Port Wine Day é atrair os apaixonados, mas paralelamente todos os outros que ainda ignoram a sua arrebatada paixão pelo vinho. Caber-nos-á somente guiá-los de forma autêntica nesse ecossistema de afetos, emoções, paladares, perfumes e fascínios. Nesse pressuposto, preparamos uma série de atividades cujo impacto gostaríamos de estender ao longo do vale do Douro e dos seus afluentes, de Barqueiros até Barca D'Alva", referiu Gilberto Igrejas.

As celebrações arrancam no Palácio da Bolsa, no Porto, com a “grande prova Porto vintage 2017”, seguindo-se um dos “momentos altos” do Port Wine Day 2019, designadamente a declaração de ano vintage pela Confraria do Vinho do Porto.

De acordo com o IVDP, “2017 foi um ano de condições bastante particulares que permitiram um néctar de características excecionais”.

No século XXI foram declarados vintage os anos 2000, 2003, 2007, 2011 e 2016.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.