Os designers Marta Marques e Paulo Almeida, oriundos de Felgueiras, são a dupla Marques’Almeida e estreiam-se nesta edição nacional do Portugal Fashion depois de terem estado presentes em setembro na semana da moda de Paris.
A coleção primavera/verão 2019 dos Marques'Almeida, que em 2015 venceram a segunda edição do prémio LVMH, é revelada no sábado de manhã, pelas 11:30, na parte exterior do edifício da Alfândega do Porto, avançou à Lusa a porta-voz do Portugal Fashion, Mónica Neto.
Em Paris, o desfile foi uma desconstrução das imagens ‘cliché’ de Portugal para um universo mais experimental e livre, ao som de Dead Combo, Sam The Kid, no seu tributo a Carlos Paredes, Gisela João e Marisa.
Marta Marques definiu a coleção aí apresentada como uma mistura entre as raízes portuguesas, “desconstruídas e vistas com uma perspetiva nova”, a vivência de Londres, onde moram, e a inspiração no estilo das suas manequins a que chamam as "M’A Girls".
"Foi interessante, agora, sentir que tínhamos esse ‘calling’ de voltar a Portugal, voltar às nossas raízes e voltar a pensar nisso mas através do nosso ponto de vista de quem já está em Londres há muito tempo - e sempre estudou e fez moda em Londres - e destas raparigas todas que vêm de sítios completamente diferentes”, afirmou a designer.
Apesar de trabalharem “por instinto”, o ‘Portugal calling’ acontece “numa altura de mudança”: tiveram uma filha que querem que aprenda português e querem “tentar coisas novas”, como o primeiro desfile de Paris, como o disponibilizar da coleção já nas lojas e, perante a mudança, “uma pessoa sente-se mais segura nas suas raízes”, acrescentou Marta Marques.
No Portugal Fashion, ainda da parte da manhã de sábado, pelas 12:30, é a vez da criadora Katty Xiomara apresentar a sua nova coleção “BeBold” para os dias quentes.
No terceiro e último dia da 43.ª edição do Portugal Fashion estão também previstos os desfiles das novas coleções dos ‘designers’ Nuno Baltazar (14:00), Storytailors (15:00), Pé de Chumbo (18:30), Luís Buchinho (19:30), Alves/Gonçalves (21:00) e Luís Onofre (22:00).
As marcas Ambitious, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand, Rufel, e The Baron’s Cage também apresentam as novidades para 2019.
O último dia da 43.ª edição do Portugal Fashion encerra com a apresentação da coleção “30” do ‘designer’ Júlio Torcato, que celebra 30 anos de carreira no mundo da moda.
O Portugal Fashion é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para o período 2017-2018 o valor aprovado de financiamento foi de "aproximadamente de quatro milhões de euros", adiantou à Lusa Mónica Neto.
Comentários