O quê? Les Blues

Onde? Netflix

Porquê? Em fim de semana de clássico, aproveite para reviver os bastidores de 20 anos de futebol da seleção francesa. Em "Les Bleus - Uma outra história de França, 1996-2016", atravessamos os altos e baixos desportivos dos gauleses, e não só.

É, talvez, um dos melhores documentários sobre desporto no Netflix. Trata-se de um relato político da sociedade francesa através dos olhos da seleção nacional de futebol. O filme conta com depoimentos de antigos jogadores como Zidane, Desailly, Thuram ou Robert Pires, assim como de ex-ministros, historiadores, jornalistas e até do atual presidente francês, François Hollande.

As imagens de arquivo relatam a visão desportiva, mas sempre com o intuito de perscrutar a política de um Chirac que se apoiou numa seleção campeã do mundo para assegurar mais um mandato na presidência, ainda que não soubesse o nome dos jogadores, nem fosse adepto de desporto. É a recordação do polémico discurso de extrema-direita que o pai da agora candidata presidencial Marine Le Pen, Jean-Marie, protagonizou, ao colocar em causa a postura dos jogadores das antigas colónias francesas que não cantavam o hino - ainda que muitos jogadores 'brancos' o fizessem também - nos jogos internacionais.

O futebol neste documentário é para ser visto como uma metáfora para relatar os problemas e vivências da sociedade francesa entre 1996 e 2016, demonstrando, ao mesmo tempo, a capacidade do desporto para contagiar e moldar o comportamento das massas.

***

O quê? Haverá Sangue

Onde? Fox Movies

Porquê? Na quinta-feira, dia 30 de março, foi oficializada uma valiosa prenda de Natal para muitos cinéfilos: o novo filme Paul Thomas Anderson, ainda sem título e que marca a nova colaboração do realizador com o ator Daniel Day-Lewis, vai estrear a 25 de dezembro de 2017. Partindo deste mote, nada como aproveitar para rever "Haverá Sangue" (There Will Be Blood).

Em 2007, o filme reuniu a dupla Paul Thomas Anderson e Daniel Day-Lewis pela primeira vez. A interpretação de um magnata do petróleo sem escrúpulos valeu o terceiro Óscar ao ator britânico (os restantes por "O Meu Pé Esquerdo" e "Lincoln"), e valeu uma nomeação para o realizador. No total, o filme estava nomeado em oito categorias.

Em "Haverá Sangue" acompanhamos a vida de Daniel Plainview (Lewis), um modesto prospector de prata que se tornou o primeiro magnata do petróleo. Quando este recebe informações de que numa pequena cidade do Oeste se encontra um autêntico oceano de petróleo prestes a dar à superfície, pega no filho e vai à luta pelo líquido que vale tanto ou mais que ouro.

Porém, a riqueza tem um preço: tensões, conflitos e a uma batalha de valores como o amor, a esperança e a fé são ameaçados pela corrupção e pela desmedida sede de petróleo.

***

O quê? 12 Anos Escravo

Onde? Canal Hollywood

Porquê? De 2013, esteve nomeado para 9 Óscares, acabando por arrecadar três estatuetas: Melhor Filme, Melhor Atriz Secundária (Lupita Nyong'o) e Melhor Argumento Adaptado. No elenco, Paul Giamatti, Benedict Cumberbactch, Michael Fassbender, Chiwertel Ejiofor e Lupita Nyong’o, entre outros tais. Mais: Steve McQueen (realizador de "Fome", "Vergonha") como timoneiro, Hans Zimmer ("A Origem", "Batman: O Início") na condução da banda sonora e John Ridley (criador da série "American Crime") assinou o argumento. Não serão estas razões suficientes para despertar curiosidade? 

O filme é baseado na vida (1841-53) e nos escritos de Solomon Northrup, um homem livre que foi sequestrado e vendido num leilão de escravos.

No enredo, acompanhamos a história de um homem negro livre em Nova Iorque, que é raptado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade, mas também momentos de inesperada bondade, Solomon luta não só para se manter vivo, mas para preservar a sua dignidade.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.