Não há exatamente nenhuma data certa para levar camarão à mesa. Ou melhor, não há uma data errada, porque o camarão está associado à celebração e ao prazer da partilha entre família e amigos. Uma descrição que encaixa na perfeição com o espírito de Natal, pelo que o que lhe sugerimos nesta receita, desenvolvida pelo blog de Susana Veloso, Deliciosa Paparoca, é algum exotismo a juntar à festa.

O exotismo vem da mistura do camarão ao picante da malagueta e ao doce da manga, uma combinação pensada para harmonizar uma noite onde todos querem que esse seja o sentimento dominante. A confeção é espantosamente simples, apenas importa manter a ordem: primeiro manteiga, camarões e malagueta na frigideira, depois manteiga e manga cortada aos cubos na frigideira. Et voilá, a grande final que consiste na soma das duas porções anteriores envolvidas no molho de caril que desempenha o nobre papel de elo de ligação.

Tem de haver tostas ou pão frito porque este elo de ligação é guloso e não vamos querer deixar de corresponder.

Ingredientes:
600 gr de miolo de camarão grande
1 manga
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 malagueta vermelha
1 lima
Molho de caril
Sal qb

Modo de preparação:
Deite metade da manteiga numa frigideira e junte os camarões temperados com sal e a malagueta picada. Deixe saltear cerca de 2 minutos, retire e reserve. Deite a restante manteiga na frigideira e junte a manga cortada em cubos, deixe caramelizar durante 3 minutos. Depois junte o molho de caril e os camarões. Deixe cozinhar mais 2 a 3 minutos. Por fim salpique com a raspa da casca da lima (só a parte verde da casca). Sirva o caril em pequenas taças com tostas ou pão frito.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.