Segue o Acho Que Vais Gostar Disto no Instagram, no Twitter e no TikTok. Estamos também no YouTube e na nossa novíssima página do Substack.

E, claro, o que não nos falta por aqui no Acho Que Vais Gostar Disto são umas coisas a dizer sobre esta viagem nostálgica e minada de clássicos dos anos 80 criada pelos irmãos Duffer para a Netflix.

Depois de ouvires o episódio do nosso podcast, convidamos-te a ler algumas curiosidades e notas a ter em conta — é que a plataforma de streaming não poupou esforços para fazer uma mega produção e os custos e nuances envolvidos são de doidos. Ora, confirma só se não concordas connosco (vai sem medo que não há spoilers):

  • A quarta temporada, ao jeito do que aconteceu com "Ozark", vai estar dividida em duas partes: o "Volume 1", composto por sete episódios, que ficou hoje disponível; o "Volume 2", de apenas dois, que chega à plataforma daqui a cinco semanas, no dia 1 de julho. Ou seja, para todos os efeitos, quando sair tudo, apesar desta conversa toda de volumes e partes, é como se a temporada tivesse nove episódios no total.

  • É a maior temporada de "Stranger Things" de sempre. Em todos os sentidos. Ambição, espalhafato visual, orçamento, duração, plot. Se estás à espera daqueles 40/50 minutos por capítulo, esquece! O mais curto tem 68 minutos e a média anda nos 70 minutos e picos por episódio. Alerta: os dois últimos que compõem o Volume 2 têm quase quatro horas de duração. No total, quando acabares de ver tudo, passaram-se quase 13 horas…

  • Tanto episódio e tempo… porquê? Segundo os criadores, a 3.ª temporada ficou aquém a nível do desenvolvimento de enredo. Tanto que originalmente a 4.ª temporada até era para ter só oito episódios, mas os irmãos Duffer pediram à Netflix para desenvolver a história com mais um, o nono. E a Netflix aceitou.

  • Cada episódio da 4.ª temporada custou uns alegados 30 milhões de dólares (isto é quanto custa um filme de "médio orçamento" em Hollywood, como por exemplo "La La Land"). Feitas as contas, a temporada terá custado mais de 200 milhões de dólares. Claro que grande parte destes milhões vai para os atores, que ganham mais a cada regresso, mas uma fatia considerável vai para os efeitos visuais. Esperem ação em esteróides e muito reboliço para encantar esses bonitos olhos!

  • E isto é relevante porque…? Porque a ser verdade foi mais caro do que "Dune" (165 milhões) e anda taco a taco com os 220 milhões de "The Avengers", da Marvel Studios (info aqui). Mas se estes dados ainda não te impressionam, talvez estes o façam: os nove episódios de "Stranger Things" custaram alegadamente mais do que a última temporada de "Game of Thrones" e a primeira temporada de "The Mandalorian"... juntas
  • Por último, o fim está próximo, mas ainda não é para já — é que a quinta temporada já recebeu luz verde por parte da Netflix. Essa, sim, será a última. E até temos medo de adivinhar quanto tempo terá o derradeiro episódio…