O parque histórico de Puy du Fou pagou 376.833 euros para adquirir este anel de prata banhado a ouro. Um laboratório de Oxford afirmou que se tratava de um verdadeiro anel do século XV, mas que não foi comprovado se havia sido de Joana d'Arc.
"O anel voltou à França e aqui ficará", declarou o fundador do parque temático, o político ultraconservador Philippe de Villiers, afirmando que o Reino Unido havia pedido que o anel fosse levado novamente a Londres.
Segundo a publicação britânica especializada The Art Newspaper, exportar um objeto presente no Reino Unido há mais de 50 anos e de um valor superior às 39.219 libras (o anel foi leiloado por cerca de 300.000 libras) requer uma permissão de exportação.
Os historiadores afirmam que Joana d'Arc, símbolo da resistência francesa diante dos ingleses durante a guerra dos Cem Anos, tinha três anéis: um pequeno de ouro, outro que entregou ao irmão e um terceiro que havia sido roubado. Os primeiros dois desapareceram. O terceiro pode ser o apresentado neste domingo.
Contudo, o caminho difícil de rastrear do anel entre diversas mãos na Inglaterra ao longo dos séculos deixa alguns historiadores em dúvida. "Em torno de Joana d'Arc houve vários casos de objetos falsos", declarou Olivier Buzy, um historiador do Centro de Arquivos de Joana d'Arc.
Comentários