Já reformada e a "viver temporadas cá e lá", Fátima Martins não poupa agora elogios ao programa de ocupação de tempo livres para as crianças lusodescendentes promovido, pelo segundo ano, pela Junta de Freguesia de Alvarães.

Os netos, de 12 e seis anos, participaram o ano passado pela primeira vez e este ano estão a repetir a experiência.

"Era um castigo se não viesse este ano. Ficaram encantados com a experiência o não passado e disseram à mãe que queriam voltar", afirmou a avó que durante as férias em Portugal os recebe na casa da família naquela freguesia da margem esquerda do rio Lima, enquanto os pais das crianças trabalham em França.

O programa "Férias Divertidas de Verão" inclui a aprendizagem da língua portuguesa, das tradições da freguesia, como os andores floridos, ex-líbris das festas de Alvarães, jogos tradicionais, canções populares, gastronomia portuguesa, entre outras ações.

Este ano, participam perto de 20 crianças, entre os 6 e os 13 anos, sobretudo a residirem em França.

"Nem tenho palavras. A minha filha acha muito importante que os filhos falem bem o português e apreendam as tradições da terra natal. São as raízes da família que estão em causa", disse.

A ex-secretária de um gabinete médico em França contou que o neto mais velho "gosta muito de Portugal" e "fala muito bem o português”.

"Muitas vezes é ele que ensina português às outras crianças lusodescendentes que estão no ateliê. O meu neto mais novo é mais malandro, mas vai acabar por ganhar o gosto", adiantou.

Além do incentivo que "os pais dão em casa, falando português" as duas crianças vêm regularmente à terra natal e, este ano, "têm torcido por Portugal" no campeonato europeu de futebol que está a decorrer em França.

"Mal chegou a Portugal, o meu neto quis comprar um cachecol da seleção para usar quando vê, pela televisão, os jogos ", disse.

O programa de ocupação de tempo livres para as crianças lusodescendentes, que é apoiado pela Câmara de Viana do Castelo e inclui ainda visitas a monumentos da cidade, vai ser inaugurado, na segunda-feira, às 14:30, pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.