Se quiser aprender como se diz Santiago em língua gestual chilena (ou Lengua de Señas Chilena), não perca o vídeo - e não estranhe a falta de som. A legenda em quatro línguas diferentes - inglês, espanhol, francês e português - esclarece todas as dúvidas.

Em resposta a um utilizador no Youtube, que perguntou como é que normalmente comunicam com quem não sabe língua gestual, André explica: "Normalmente comunicamos oralmente. Em forma de resposta, uma vez que não ouvimos, não é preciso falares em voz alta ou baixa, simplesmente falas com calma e claramente para nós percebermos, enquanto lemos os teus lábios, ou seja, a leitura labial (sei que pode fazer um bocadinho de impressão, numa primeira vez). Caso isso não resulte, então passamos ao papel e caneta, sim!"

Se preferir fazer batot, aqui ficam os nomes das cidades:

Santiago, Valparaíso, Concón, Pucón, Temuco, Corral, Valdivia, Puerto Varas, Puerto Montt, Castro, Petrohué, Osorno, Punta Arenas, Torres del Paine, Puerto Natales, El Calafate, Copiapó, San Pedro de Atacama, Antofagasta.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.