O paleontólogo francês Yves Coppens, que descobriu vários fósseis de hominídeos, incluindo a famosa australopiteca Lucy, morreu hoje aos 87 anos, anunciou a sua editora, Odile Jacob.
O parlamento recomendou hoje ao Governo o "acompanhamento adequado" do pedido da Ucrânia de adesão à União Europeia, favorecendo a atribuição do estatuto de país candidato, com o voto contra do PCP.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje às diferentes forças políticas francesas que clarifiquem as suas posições para que o país não caia num impasse político, dizendo que não haverá, por enquanto, um Governo de união nacional.
A Rodoviária de Lisboa justificou hoje o adiamento do início da operação da Carris Metropolitana nos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira com a impossibilidade de assegurar os autocarros “atempadamente encomendados” pela empresa.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, em Alpiarça, que o Ministério da Saúde está disposto “a ir até onde for possível” nas negociações com os sindicatos dos médicos, retomadas hoje.
A Ucrânia disse hoje que não foi registado qualquer avanço concreto na questão dos cereais bloqueados nos seus portos na sequência da invasão russa, após as declarações otimistas de Ancara.
O Museu da Covilhã foi hoje distinguido com o Prémio Acesso Cultura -- Linguagem Clara 2022 pelo texto da exposição permanente "O Tesouro da Borralheira", da autoria da empresa Formas Efémeras, anunciou a organização, em Lisboa.
A cimeira de exploradores GLEX, que vai juntar cientistas de todo o mundo em São Miguel, Açores, em julho, vai decorrer também no vulcão dos Capelinhos, Faial, com o cientista da NASA James Garvin, foi hoje anunciado.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a atribuição de 233 mil euros à Comunidade Vida e Paz para dar continuidade à execução do projeto Unidade Integrativa para pessoas em situação de sem-abrigo, até maio de 2023.
O início da operação da Carris Metropolitana nos concelhos da margem norte do Tejo foi adiada para 01 de janeiro de 2023, por não estarem “garantidas as condições consideradas essenciais”, divulgou hoje a entidade gestora.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) defende que “não é aceitável” que o Conselho Superior da Magistratura (CSM) escusar-se a emitir parecer sobre as propostas de alteração à lei dos metadados, considerando que é sua competência e dever.
A coordenadora do BE e o primeiro-ministro travaram hoje um debate tenso sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), acusando-se mutuamente de tentativa de reescrever a recente evolução deste setor.
A diretora-geral da Saúde disse hoje, em Alpiarça, que Portugal vai receber até ao final do mês as 2.700 vacinas disponibilizadas pela União Europeia para pessoas que tiveram contacto com doentes infetados com o vírus Monkeypox.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje ter “acertado procedimentos comuns” para o acesso aos arquivos diocesanos pelo Grupo de Investigação Histórica (GIH) ligado à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.
O primeiro-ministro manifestou hoje concordância com a posição expressa pelo ministro da Administração Interna de que houve uma falha na cadeia hierárquica do SEF no aeroporto de Lisboa, reiterando que se se repetir “há demissão”.
A Assembleia Municipal de Beja aprovou uma moção em que defende o aeroporto da cidade como “uma excelente e útil alternativa” aos aeroportos de Lisboa e Faro, “em caso de necessidade e de sobrelotação”, foi hoje divulgado.
O primeiro-ministro defendeu hoje que o Governo “fez o que lhe competia” quanto ao acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal e disse ter “boa consciência” quanto ao seguimento que deu às informações transmitidas pelos serviços de informação.
O primeiro-ministro recusou hoje que tenha sido o Governo a romper as parcerias público-privadas (PPP) da saúde, contrapondo que foram os privados que optaram pela não renovação dos contratos nas condições antes assinaladas pelo Tribunal de Contas.
Seis meses após tomar posse, o Governo de coligação do primeiro-ministro liberal búlgaro, Kiril Petkov, foi hoje derrubado por uma moção de censura no parlamento.
Fala-se muito do financiamento público direto dos partidos, mas o grande problema está nos apoios indiretos. Margarida Salema, ex-presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, e Nuno Garoupa, professor de Direito na George Mason University, põem o dedo na ferida: não vale legislar em
A Porto Editora esclareceu hoje que o livro da 6.ª classe de Ciências Sociais, alvo de um inquérito por parte da Inspeção-Geral da Administração Pública de Moçambique, por conter erros considerados graves, não foi editado por si.
A Câmara Municipal do Porto autorizou a trasladação do coração de D. Pedro para o Brasil, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência deste país, anunciou hoje o presidente.
O Governo da Madeira apresentou hoje uma nova aplicação para telemóvel, designada INFO VIAS, que visa facilitar as deslocações diárias de automóvel, promover a segurança rodoviária e otimizar os fluxos e constrangimentos de tráfego.
O primeiro-ministro alertou hoje para o risco de a integração da Ucrânia, se não forem tomadas decisões consequentes, poder significar "não um reforço da União Europeia, mas a sua implosão" e até "uma armadilha" para este país.