O início da cerimónia, que começará com o hastear da bandeira nacional, estava prevista para as 18:00 locais (23:00 em Lisboa), mas o avião em que viajam Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa saiu de Ponta Delgada, nos Açores, com cerca de 40 minutos de atraso.

O Presidente da República e o primeiro-ministro chegaram ao aeroporto de Logan, em Boston, pelas 18:40 locais, disse à agência Lusa fonte oficial do Estado Português.

A ampla "City Hall" de Boston está dividida em dois espaços: Um primeiro com o palco para os discursos oficiais e onde têm atuado grupos corais; e um segundo, com muito mais gente, onde neste momento toca a banda de Jorge Ferreira, português residente do estado norte-americano do Massachusetts e que no ano passado vendeu cerca de cinco milhões de álbuns.

Num dia de sol e calor no estado do Massachusetts, nas bancadas predominam as camisolas da seleção nacional de futebol, sobretudo as que têm o nome de Cristiano Ronaldo nas costas.

Um 'speaker' já subiu ao palco para pedir paciência aos portugueses e lusodescendentes por causa do atraso das comitivas do Presidente da República e primeiro-ministro, e também deixou um recado importante: "Depois temos aqui muita cerveja e vinho português".

"Yeehhh", reagiram os populares.

Após a cerimónia de Boston, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa partem para Providence, no Estado de Rhode Island - a cerca de uma hora de carro de Boston - onde participam naquela que é considerada a maior romaria da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, o 'Waterfire'.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.