A visita do Papa Francisco a Fátima gerou 21.733 notícias em todo o mundo. Salvador Sobral foi citado em 12.492 artigos e o Benfica em 6.885.

De acordo com um estudo da Cision, o grande vencedor deste “campeonato mediático” foi… o Papa Francisco. A visita do Sumo Pontífice foi o evento que mais notícias originou, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Cision

Em Portugal, entre televisão, rádio, imprensa e online, de acordo com a Cision, foram 4.297 os artigos publicados sobre a presença de Jorge Mario Bergoglio no nosso país (Papa Francisco). Foi, contudo, no estrangeiro, que essa presença teve maior repercussão. Ao longo dos três dias em que o estudo incidiu (12, 13 e 14 de maio), foram difundidas em meios de informação online de todo o mundo 17.436 notícias sobre a visita papal ao templo mariano. O total é de 21.733 notícias em apenas três dias.

A vitória de Salvador Sobral na Eurovisão abriu-lhe as portas dos meios de comunicação social internacionais avaliados pela Cision. Foram 11.062 as notícias que foram publicadas fora do país sobre o representante português no festival. A nível nacional, o cantor de “Amar pelos Dois” teve um desempenho mediático mais modesto, tendo sido citado em 1.434 notícias. Ao todo, foram 12.496 as referências.

O feito das 'águias', que no sábado conquistou um tetracampeonato inédito na sua história, acabou por ter mais peso em Portugal e menos impacto no plano internacional. A equipa da Luz esteve na origem de 3.207 notícias no nosso país e 3.678 fora, num total de 6.885. No entanto, nem todas estas referências estão relacionadas com o 'tetra', uma vez que o Benfica conseguiu este fim-de-semana outros importantes triunfos, como a conquista do campeonato nacional de voleibol ou as vitórias nas Taças de Portugal de futsal (feminino e masculino).

Nas redes sociais, foi o Benfica o grande campeão. A Cision estima que os três grandes acontecimentos deste fim-de-semana tenham gerado mais de dois milhões de partilhas. O clube comandando por Rui Vitória liderou o share of voice (SOV) entre as pessoas, com 44%, seguido do Papa Francisco, com 39%, e de Salvador Sobral, com 17%.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision foram todas as notícias com referência a Benfica, Papa Francisco e Salvador Sobral veiculadas nos mais de 2.000 meios de televisão, rádio, imprensa e online que compõem o espaço editorial português e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países, entre os dias 12 e 14 de maio de 2017. Nas redes sociais foram analisadas as referências a Papa Francisco, a Salvador Sobral e Benfica, no mesmo período.