1. Jorge Sampaio assume liderança do PS

A 15 de janeiro de 1989, o Partido Socialista passa a ser liderado por Jorge Sampaio que assume o cargo de Secretário Geral do partido.

2. Começam as privatizações em Portugal

A 26 de abril de 1989, arranca o processo de privatizações das empresas públicas, muitas delas nacionalizadas após a revolução de Abril de 1974.

3. Massacre em Tiananmen

A 4 de junho de 1989, o Exército Vermelho chinês ataca violentamente uma manifestação de estudantes na Praça de Tiananmen em Pequim que pediam reformas políticas no país. Relatos de jornalistas apontam para entre 3 mil e 7 mil mortos provocados pelo massacre.

4. Revisão constitucional

A 8 de julho de 1989 é aprovada a 2ª Revisão da Constituição da República Portuguesa, que deu maior abertura ao sistema económico, nomeadamente pondo termo ao princípio da irreversibilidade das nacionalizações.

5. Queda do muro de Berlim

A 9 de novembro de 1989, cai o Muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim durante 28 anos e foi o símbolo maior da cortina de ferro que dividia a Europa desde o final da IIª Guerra Mundial.

6. Mário Soares é reeleito presidente da República

A 13 de janeiro de 1991, realizam-se eleições presidenciais, nas quais Mário Soares é reeleito presidente da República Portuguesa, com cerca de 70% dos votos.

7. Primeira Guerra do Golfo

A 17 de janeiro de 1991 iniciam-se os bombardeamentos ao Iraque por parte de uma coligação de países liderada pelos Estados Unidos naquela que ficou conhecida como a Primeira Guerra do Golfo.

8. Acordos de Bicesse

A 31 de maio de 1991, sob o patrocínio de Portugal, é rubricado em Bicesse, próximo de Lisboa, o acordo de paz entre MPLA e UNITA.

9. Acaba o Pacto de Varsóvia

A 1 de julho de 1991, o Pacto de Varsóvia, organização militar formada por diversos países da Europa de Leste, é formalmente dissolvida.

10. Inauguração da Ponte de São João

A 24 de junho de 1991, o dia do Santo padroeiro que dá nome à construção, é inaugurada a Ponte de São João, uma ligação ferroviária sobre o rio Douro entre o Porto e Gaia.

11. Portugal sagra-se Campeão Mundial de Juniores

A 30 de junho de 1991, Portugal sagra-se como Campeão Mundial de Juniores pela segunda vez consecutiva, desta vez em Lisboa num jogo que venceu o Brasil através da marca de grandes penalidades.

12. Tentativa de golpe de Estado na URSS

A 19 de agosto de 1991, a ala mais ortodoxa do Partido Comunista da ex-União Soviética inicia uma tentativa de Golpe de Estado para retirar do poder o reformista Mikhail Gorbachov.

13. PSD de Cavaco Silva conquista maioria absoluta

A 6 de outubro de 1991 têm lugar  eleições legislativas, ganhas pela terceira vez consecutiva pelo PSD liderado por Cavaco Silva, e mais uma vez com maioria absoluta, tendo atingido desta vez os 50,60% dos votos.

14. Morre Freddie Mercury

A 24 de novembro de 1991, morre Freddie Mercury, vocalista dos Queen e um dos artistas mais multifacetados do século XX.

15. Fim da URSS

Mesmo no final do ano, a 31 de dezembro de 1991, é extinta a URSS.


Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.