Principais acontecimentos registados no dia 20 de novembro:
1616 – Armand Jean Du Pleiss, futuro Cardeal de Richelieu e primeiro-ministro de Luís XIII, inicia a ascensão, integrando o conselho de regência de Maria de Medicis.
1888 – William Bundy, joalheiro nova-iorquino, inventa o primeiro relógio de ponto.
1910 – Morre, com 82 anos, o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Anna Karenina" e "Guerra e Paz".
- Fundação do Vitória de Setúbal.
1924 - As autoridades turcas esmagam a revolta curda.
1945 - Começa o julgamento de 24 dirigentes nazis, acusados de crimes de guerra contra a humanidade, no Tribunal de Nuremberga, na Alemanha.
1950 – Fundação da Federação de Ginástica de Portugal
1959 – A Assembleia-geral da ONU adota o texto da Declaração sobre os Direitos da Criança.
- Portugal, Reino Unido, Áustria, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega reúnem-se com o objetivo de formar a EFTA.
1963 - É inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e o Porto.
1969 - A Assembleia-geral da ONU acolhe o Manifesto de Lusaca, de apoio à independência dos povos africanos e repúdio da guerra, da Cimeira da OUA.
1975 - O VI Governo Provisório português, presidido por Pinheiro de Azevedo, suspende as atividades por "falta de condições de segurança".
- O Conselho da Revolução substitui Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço, do chamado Grupo dos Nove, no comando da Região Militar de Lisboa.
- Morre, aos 83 anos, o ditador espanhol Francisco Franco.
1987 – Morre, com 52 anos, a atriz portuguesa Ivone Silva.
1989 - A Assembleia-geral das Nações Unidas adota a Convenção sobre os Direitos da Criança e declara esta data Dia Universal da Criança.
1991 - É inaugurado o primeiro heliporto comercial de Lisboa, em Loures.
1992 - Xanana Gusmão é detido em Díli, pela polícia do regime de Jacarta.
- Jonas Savimbi, dirigente da UNITA, aceita, em carta enviada ao secretário-geral da ONU, os resultados das eleições angolanas favoráveis ao MPLA.
1994 – O Governo de Angola e a UNITA assinam o acordo de Lusaca para a paz e reconciliação nacional.
1997 - Nasce o Jornal de Negócios.
2005 - Euromilhões: sai o primeiro bilhete vencedor em Portugal, registado num quiosque em Moreira de Cónegos.
2006 - É lançada a Associação Empresários pela Inclusão Social.
- Morre, com 81 anos, Robert Altman, realizador norte-americano, autor de “MASH”, Nashville”, “O Jogador” e de “Bastidores da Rádio”, estreado em 2006 nas salas portuguesas. Óscar de carreira de 2006.
2007 - O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, por esmagadora maioria, o alargamento do espaço Schengen de livre circulação de pessoas aos "novos" Estados-membros da União Europeia.
- Morre o trompetista Ernest "Doc" Paulin, o músico mais idoso de jazz tradicional de Nova Orleans, em Marrero, na Louisiana. Tinha 100 anos.
2008 - A Livraria Byblos, inaugurada há um ano em Lisboa, apresenta um processo de insolvência. A Livraria Byblos disponibilizava 150.000 títulos numa área de 3.300 metros quadrados, dispondo de um sofisticado sistema de identificação por radiofrequência, único no mundo.
2010 - Pela primeira vez, um Papa admite a utilização do preservativo “em certos casos”, desde que “para reduzir os riscos de contaminação do vírus da sida. A declaração é de Bento XVI.
2015 - O parlamento português aprova na generalidade a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, iniciativas rejeitadas na anterior legislatura.
2016 - O tenista britânico Andy Murray conquista pela primeira vez o ATP World Tour Finals, antes designado como Masters, ao bater o sérvio Novak Djokovic na final, o que lhe garante acabar o ano como número 1.
- O piloto Tiago Monteiro (Honda) torna-se no primeiro português a ganhar a Corrida da Guia do Grande Prémio de Macau.
Comentários