Principais acontecimentos registados no dia 26 de outubro:

1863 – É fundada em Londres a Football Association (FA), a primeira associação de futebol do mundo. A FA é a entidade que controla o futebol inglês e que formulou as primeiras regras que pouco se alteraram ao longo do tempo.

1917 - Grande Guerra 1914-18. O Brasil declara guerra à Alemanha.

1919 - Inauguração do Campo Internacional de Alverca. Local que foi palco da primeira aterragem em Portugal de um avião vindo do estrangeiro.

1933 – Morre, com 78 anos, o pintor português José Malhoa, autor de "Os Bêbados" e "A Ilha dos Amores".

1962 - O primeiro-ministro da Rússia, Nikita Krutschev, aceita a retirada dos mísseis de Cuba se os Estados Unidos saírem da Turquia. John F. Kennedy recusa a proposta.

1969 - Eleições para a Assembleia Nacional (ANP). A ANP, partido único do regime ditatorial, reclama a vitória com 88% dos votos. Forma-se a Ala Liberal, na qual se destacam José Pinto Leite, Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Miller Guerra.

1970 - Ação da Acção Revolucionária Armada - ARA, em Lisboa, contra o navio Cunene, pronto a partir para África, com material de guerra. ARA foi uma organização portuguesa criada pelo PCP cujo objetivo foi a luta armada contra a ditadura fascista.

1973 - A ONU reconhece a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, proclamada a 25 de setembro pelo PAIGC.

1980 - Morre, no Brasil, Marcello Caetano, presidente do Governo português de 1968 a 25 de abril de 1974.Tinha 74 anos.

1984 - Morre, aos 87 anos, em Greenwich, EUA, o aviador português José Cabral que transportou refugiados dos países ocupados pelas forças de Hitler, durante a II Guerra Mundial.

1989 - A UNESCO aprova a utilização da língua portuguesa nas atividades da organização.

1991 - É cancelada a deslocação de uma delegação parlamentar portuguesa a Timor.

1992 - O cirurgião Linhares Furtado realiza o primeiro transplante hepático da história dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

1994 - O rei Hussein da Jordânia e o primeiro-ministro israelita, Yitzhak Rabin, assinam, em Washington, o acordo de paz depois de 46 anos de conflitos.

1998 - Morre o escritor português José Cardoso Pires, autor de "Hóspede de Job", "Balada da Praia dos Cães", "O Delfim". Tinha 73 anos.

2002 - Aproximadamente 50 terroristas chechenos e 150 reféns morrem quando tropas das forças especiais russas atacam o prédio do teatro em Moscovo, que tinha sido ocupado pelos terroristas durante uma apresentação musical três dias antes.

2004 - Começam as obras da linha Vermelha do Metro de Lisboa, para ligação da estação da Alameda a São Sebastião da Pedreira.

2006 - Portugal chega a acordo sobre a venda da Hidroelétrica de Cahora Bassa com Moçambique. Recebe 950 milhões de dólares (cerca de 750 milhões de euros) pela venda da maioria do capital da Hidroelétrica, provenientes da receita de privatização. - A espanhola Prisa lança uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Media Capital.

2009 - Tomada de posse do XVIII Governo Constitucional, chefiado por José Sócrates.

2011 - A União Europeia chega a acordo sobre a recapitalização dos bancos, durante a cimeira dos chefes de Estado e de governo dos 27, em Bruxelas. - O parlamento alemão (Bundestag) aprova o reforço do fundo de resgate europeu.

2012 - O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é condenado a quatro anos de prisão pelo Tribunal Penal de Milão por delito de fraude fiscal no chamado caso Mediaset.

2013 - Milhares de pessoas participam numa manifestação promovida pelo movimento "Que se lixe a 'troika'", que junta nas ruas de Lisboa várias gerações para mostrar indignação contra as políticas do Governo e pedem a saída da 'troika'.

2014 - Dilma Roussef é reeleita Presidente do Brasil, na segunda volta das eleições, derrotando Aécio Neves.

2016 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se com o líder histórico cubano Fidel Castro, em Havana, durante a sua visita de Estado a Cuba.