A Gruta do Vale Telheiro, em Loulé (Faro), vai passar a ser um local utilizado pelos cientistas para estudar a biodiversidade subterrânea responsável pela purificação dos lençóis freáticos, disse hoje à Lusa a investigadora responsável pelo projeto.
O Governo são-tomense vai pedir a Portugal a reparação dos danos morais da colonização, disse à Lusa a ministra da Educação, Cultura e Ciência do arquipélago, adiantando que o assunto será discutido hoje no Conselho de Ministros.
O Papa Francisco recebeu hoje o rei Abdullah II da Jordânia, com quem se reuniu à porta fechada durante cerca de 20 minutos no Palácio Apostólico do Vaticano, anunciou a Santa Sé.
A comissão parlamentar de Saúde aprovou hoje as audições do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da ministra Ana Paula Martins para esclarecer a demissão de Fernando Araújo anunciada na última semana.
O Presidente de Moçambique apontou hoje o objetivo de concluir até dezembro a eletrificação de todas as sedes de postos administrativos do país e assegurar que 10 milhões de moçambicanos têm acesso a eletricidade pela primeira vez.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a admitir hoje a possibilidade de enviar tropas terrestres ocidentais para a Ucrânia no caso da Rússia "romper as linhas da frente" e Kiev solicitar esse apoio.
Depois de Joaquim Miranda Sarmento ter acusado o antigo governo de ter comprometido parte substancial das reservas do Ministério das Finanças já depois das eleições legislativas, Fernando Medina falou no parlamento.
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido "24 horas de realidade paralela" por causa de "uma falsidade feita notícia" e negou ter proposto o recrutamento de jovens delinquentes.
A Igreja Católica tem de “saber auscultar as vozes dos que, de alguma forma, se sentem excluídos”, como as famílias reconstruídas, as pessoas separadas ou as com atração pelo mesmo sexo.
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma falsidade feita notícia” e negou ter proposto o recrutamento de jovens delinquentes.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje, em Cabo Verde, que a cooperação entre Governos deve evoluir "sem travões", quando questionado sobre ações concretas como a eventual restituição de património cultural às ex-colónias.
O PS na Câmara de Lisboa rejeitou hoje responsabilidades pelo resultado líquido negativo do município em 2023 e defendeu que o presidente do executivo municipal, Carlos Moedas (PSD), não pode vender terrenos para “maquilhar as contas”.
O PSD vai requerer a audição urgente do ex-ministro das Finanças Fernando Medina por ter alegadamente autorizado, já depois das legislativas, um aumento de despesas de cerca de mil milhões sem cabimentação orçamental, anunciou hoje o líder parlamentar social-democrata.
O Presidente israelita, Isaac Herzog, denunciou hoje o "ressurgimento aterrador do antissemitismo" em todo o mundo, nomeadamente nos Estados Unidos, onde várias universidades têm sido palco de manifestações contra Israel.
Uma mulher de 70 anos, peregrina dos Caminhos de Santiago, morreu hoje atropelada por um comboio que seguia no sentido norte/sul na linha do Minho, em Vila Nova de Cerveira, disse fonte da GNR.
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, lamentou hoje, quando se assinala do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o "número dramaticamente crescente de jornalistas mortos ou feridos em serviço", nomeadamente em guerras.
O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.
O ministro da Presidência rejeitou hoje as acusações de saneamento político na exoneração da direção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e defendeu que os portugueses “não perdoariam” uma inação do Governo face à degradação da instituição.
Mais de 700 migrantes chegaram ao Reino Unido na quarta-feira após atravessarem o Canal da Mancha em pequenas embarcações, um recorde neste ano, quando o Governo britânico quer acabar com estas travessias.
O ministro da Presidência não comentou a decisão do Chega de aprovar a proposta do PS para eliminar portagens nas ex-SCUT, mas advertiu que as oposições não podem aliar-se para governarem a partir do parlamento.
O Governo dos Açores cancelou o concurso de privatização da companhia aérea Azores Airlines e vai lançar um novo, alegando que a companhia estava avaliada em seis milhões de euros no início do processo e vale agora 20 milhões.
O Chega vai votar a favor da proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT, anunciou hoje o líder do partido, que indicou não ter chegado a acordo com o Governo para calendarizar uma redução gradual dessas portagens.
O governo fez esta quinta-feira mais uma reunião do Conselho de Ministros. No final da reunião, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou as principais decisões. Já o Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, acusou o anterior Governo de ter aumentado a despesa já depois das ú
A época das provas de aferição começa hoje, com os sindicatos a alertarem para a sobrecarga de trabalho dos professores e tendo decidido avançar com um pré-aviso de greve a partir da próxima semana.