O secretário-geral dos socialistas, Pedro Nuno Santos, vai discursar hoje no encerramento do 24.º Congresso do PS, após a eleição dos novos órgãos nacionais do partido, apresentando algumas medidas que sinalizam prioridades do seu programa.
BE, PCP, PAN, Livre e o Partido Ecologista ‘Os Verdes’ vão marcar presença no encerramento do 24.º Congresso do PS, no domingo, bem como PSD, CDS e IL, com o Chega a ficar de fora dos convites dos socialistas.
A dirigente socialista Mariana Vieira da Silva afirmou hoje concluir que o congresso do PS manifestou orgulho no legado do primeiro-ministro e advertiu que os portugueses esperam do partido soluções e não comentários à polémica do dia.
O líder parlamentar do PS considerou hoje que a decisão do Presidente da República de dissolver o parlamento retirou à maioria socialista a “oportunidade legítima” de prosseguir, afirmando que o país está a viver “uma crise política diferente”.
O dirigente do PS Manuel Pizarro defendeu hoje que as críticas da direita ao SNS têm como objetivo abatê-lo e considerou que a única maneira de o preservar é através de uma vitória socialista nas legislativas.
A ex-ministra Alexandra Leitão, que coordenou a moção de Pedro Nuno Santos, e o candidato derrotado à liderança dos socialistas, José Luís Carneiro, serão respetivamente segundo e terceiro na lista para a Comissão Nacional do PS.
Israel anunciou hoje que concluiu o "desmantelamento da estrutura militar do movimento islâmico palestiniano Hamas no norte da Faixa de Gaza" e que o foco está agora no centro e sul do território.
Os dez militares chilenos, entretanto aposentados, acusados de homicídio agravado e homicídio na forma tentada de dois jovens, em 1986, durante a ditadura de Augusto Pinochet, foram hoje condenados a 20 anos de prisão, informaram agências internacionais de notícias.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse hoje, na Grécia, que é preciso "fazer todos os possíveis" para evitar que a guerra em Gaza se estenda a outros territórios, nomeadamente na fronteira de Israel com o Líbano.
O presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) e ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, alertou hoje para o “risco real” de PSD e Chega recuarem nas políticas ambientais e criticou “o radicalismo” da esquerda sobre o assunto.
O secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, afirmou hoje que a grande lição que se retira do congresso socialista, que decorre até domingo, é que PS é só um, o que reforça a necessidade de um grande resultado eleitoral do PCP.
O antigo líder parlamentar do PS Francisco Assis advertiu hoje que os socialistas devem enfrentar as próximas legislativas com propostas pela positiva, virando a página do passado, e recusar uma campanha com base no medo e ressentimento.
O militante socialista Augusto Santos Silva defendeu hoje que “só uma vitória robusta” do PS nas próximas legislativas garante governabilidade e que o executivo “não fica refém” da extrema-direita, criticando a interrupção “injusta e precipitada” do atual ciclo político.
O ministro das Finanças, Fernando Medina, reclamou hoje uma "vitória ideológica" para a governação do PS com a estratégia de desenvolvimento económico que assegurou equilíbrio orçamental e defendeu que a receita da direita não se pode repetir.
Cerca de 170 aviões da Boeing vão ser inspecionados antes de voltarem a operar, depois de um incidente ocorrido na sexta-feira com um aparelho nos Estados Unidos, anunciou hoje a Administração Federal da Aviação (FAA).
A ex-deputada Heloísa Apolónia, jurista, 54 anos, integra a lista da CDU (PCP/PEV) em terceiro lugar por Setúbal, que pretende recuperar a voz ecologista na Assembleia da República, de acordo com o manifesto hoje divulgado.
O tempo médio de espera para doentes urgentes era, às 17:45, inferior ao registado no início da manhã na maioria dos principais hospitais das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde.
Os clubes de futebol brasileiros uniram-se no luto por Mário Jorge Lobo Zagallo, único vencedor de quatro Mundiais, falecido hoje aos 92 anos, acontecimento que uniu no mesmo sentimento o presidente Lula da Silva e Jair Bolsonaro.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, afirmou hoje que os socialistas António Costa e Pedro Nuno Santos "são os maiores caçadores de gambozinos da política portuguesa", por estarem "sempre à procura do diabo".
O histórico socialista Manuel Alegre avisou hoje que “ninguém dissolverá o PS”, apelou aos militantes para que vão “à luta sem complexos” e alertou para os riscos que a democracia enfrenta, dizendo que os seus inimigos “não passarão”.
O co-porta-voz e deputado único do Livre, Rui Tavares, fez hoje um balanço de um mandato de “várias conquistas” e antecipou uma campanha baseada na defesa do Estado democrático e do Estado social.
A ministra Ana Catarina Mendes e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, vão integrar a lista proposta pelo novo líder, Pedro Nuno Santos, para a Comissão Política Nacional do PS.